FOLIA

Ministério Público firma TAC para o Carnaval na Rota Ecológica

Acordo vale para as cidades de Passo de Camaragibe, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres

POR: 7Segundos, com Assessoria
Acordo vale para as cidades de Passo de Camaragibe, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres
7Segundos

Folia se aproximando, municípios organizando as festividades momescas e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) atenta para as responsabilidades e garantias de segurança que cada um deve ter para com nativos e visitantes. Pensando assim, o promotor de justiça, Ary Lages, reuniu representantes das prefeituras de Passo de Camaragibe, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, das polícias Civil e Militar para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) vislumbrando planejamento ,seguindo todas as normas e leis, e, principalmente, respeito ao cidadão e manutenção da ordem na Rota Ecológica.

Ao todo foram especificadas 15 cláusulas que definem as obrigações dos gestores municipais, entre elas a disponibilidade de ambulância no entorno do evento, posto de saúde e hospital em funcionamento com estrutura suficiente para primeiros socorros e demais atendimentos médicos urgentes. Foco também para a questão de iluminação e abastecimento de água, tendo os gestores que requerer sete dias antes reforço no fornecimento de tais serviços.

Também será de responsabilidade das prefeituras proibir em vias públicas a venda, transporte e consumo de bebidas alcoólicas em vasilhames de vidro e comercialização de churrasquinhos em espetos de madeira, seja por ambulantes, comerciantes ou público em geral. Podendo, conforme o explicitamente colocado no TAC, em caso de desobediência ou insistências dos alertados, acionarem a polícia para as medidas cabíveis. Outro ponto diz respeito ao cumprimento dos horários das festividades, limitados até as 20h para apresentação de blocos de rua e até as 2h para carnaval com palco. O descumprimento acarretará em multa de R$ 5 mil, por hora, executada diretamente aos chefes do Executivo Municipal ou responsáveis pelos blocos.

Ficou acordado, ainda, que todos os ambulantes devem solicitar autorização , com antecedência, junto à prefeitura, munidos da documentação obrigatória para a garantia de segurança.

“O Ministério Público olha com cuidado o período festivo, já que o Litoral Norte tende a ser muito procurado por turistas e, dessa forma, multiplicar o número de pessoas na região. O carnaval é um evento de muita euforia e requer que todos estejam em alerta para garantir a segurança, em todos os aspectos, e evitar possíveis transtornos”, afirma o promotor de Justiça, Ary Lages.

Som

Fica terminantemente proibido o uso de equipamentos que extrapolem os decibéis permitidos pela legislação e causem poluição sonora . De 02 a 05 de março é proibido o uso de qualquer instrumento sonoro, residencial ou veicular, a partir das 22h, devendo ser respeitado apenas o som no palco oficial.

Exceções

Será permitida, na sexta-feira, dia 1º de março, a saída do “Bloco Corote e Limpeza, no município de Porto de Pedras, até a meia-noite ante a tradição do evento.

Da mesma forma, a saída do “Bloco da Viúva”, em Passo do Camaragibe, até as 22h. Seguindo a decisão, autorizada a saída do “Bloco Tudo Azul”, no mesmo município, um fim de semana após o carnaval, também até as 22h.

Liberada também a saída do “Bloco São Miguel dos Milagres é para Quem Ama”, no dia 05 de março, a partir das 16h.

Os blocos não podem utilizar a AL-101, devendo escolher vias paralelas e perpendiculares para concentração e deslocamento, a não ser curtas necessidades de desvios.

Fiscalização

Como de praxe, ficarão em alerta os conselheiros tutelares para fiscaliza no evento a presença de menores consumindo bebidas alcoólicas e outros tipos de drogas. Fiscalização acirrada também será feita pela Polícia Militar em relação a bebidas alcoólicas (para coibir embriaguez ao volante), carteira de habilitação. Os municípios têm até o dia 22 de fevereiro para encaminhar a programação oficial ao 6º Batalhão, responsável pela área.

A Polícia Civil disponibilizará uma equipe completa, que ficará 24 horas no Cisp, em São Miguel dos Milagres e atenderá a todos os municípios. O Corpo de Bombeiros disponibilizará uma equipe completa, até as 18h, ficando de sobreaviso após esse horário, com base de apoio também no Cisp.

Ary Lages Passo de Camaragibe Rota Ecológica São Miguel dos Milagres TAC

Veja Também

Comentários