Educação

Saiba quais documentos necessários para matrículas de novatos no Ifal

Aulas começam no dia 6 de maio

Por Assessoria 07/02/2019 10h10
Saiba quais documentos necessários para matrículas de novatos no Ifal
Saiba quais documentos necessários para matrículas de novatos no Ifal - Foto: 7Segundos

O campus Maragogi preparou um tira-dúvidas para os alunos que vão chegar à instituição. Tudo o que você precisa saber para realizar a matrícula está logo abaixo. Outras informações podem ser encontradas nas redes sociais do campus ou na Coordenação de Registro Acadêmico (82) 2126 -6277.

Qual o horário e dias da matrícula?
Das 8 às 16 horas. Os dias são: Agroecologia matutino (12/02/19); hospedagem matutino (13/02/19); agroecologia vespertino (14/02/19); hospedagem vespertino (15/02/19); retardatários (19/02/19).

Se eu perder a data da matrícula, o que acontece?
No dia 19/02, haverá matrícula para quem não veio entre os dias 12 e 15 de fevereiro. Após o dia 19/02, será considerado desistente da vaga e outro candidato da lista será chamado.

Quais os documentos necessários?
CPF; RG; certidão de nascimento; comprovante de residência; 2 fotos 3x4; título de eleitor com comprovação de votação (para maiores de 18 anos); CAM (alistamento militar para maiores de 18 do sexo masculino); declaração de conclusão do ensino fundamental ou histórico do ensino fundamental.

PARA MENORES DE IDADE: RG do responsável ( em caso de não serem os pais, deverá trazer autorização de um dos pais com firma reconhecida, ou documento de tutela).

PARA COTISTAS: Declaração de conclusão do ensino fundamental constando que o estudante cursou os 9 anos em escola pública ou histórico contendo os 9 anos estudados em escola pública; comprovante de renda familiar; declaração étnico-racial assinada pelo aluno (ver modelo abaixo).

Quem pode fazer a matrícula?
Os pais ou o responsável pelo aluno menor de idade. Se maior de idade, o próprio candidato poderá realizar sua matrícula.

Há previsão de sair novas listas de aprovados?
Sim. Após serem verificadas as ausências nesta primeira chamada.

Os documentos da matrícula precisam ser autenticados em cartório?
Não, caso se apresentem os originais juntamente com as cópias.

Só serve histórico escolar ou pode outro documento comprobatório?
Poderá ser usada uma declaração de conclusão, que deverá ser substituída em 30 dias pelo histórico.
No caso dos cotistas, essa declaração deverá conter que ele estudou os 9 anos do ensino fundamental em escola pública.

Quem precisa preencher formulário de renda?
Apenas os alunos cotistas, cuja família não possui renda formal (carteira de trabalho, contracheque, contrato de trabalho, declaração de escritório de contabilidade etc.)

Quais os documentos que comprovam renda?
Contracheque, carteira de trabalho; extrato dos 3 últimos meses do bolsa família (pode pegar na Caixa Econômica se não tiver os extratos); declaração de escritório de contabilidade, declaração de sindicato rural no caso de agricultor, contrato de trabalho etc.

Quando as aulas começam?
06 de Maio de 2019.