Política

Renan Filho debate reforma da Previdência com governadores do Nordeste

Encontro ocorre nesta quarta-feira em Brasília

Por Maurício Silva 06/02/2019 15h03
Renan Filho debate reforma da Previdência com governadores do Nordeste
Renan Filho debate revisão tributária com governadores do Nordeste - Foto: Reprodução / Facebook

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), participou nesta quarta-feira (6) do Fórum dos Governadores do Nordeste. O encontro com todos os gestores da região ocorreu em Brasília e debateu assuntos importantes como a reforma da Previdência Social, a revisão tributária e a prorrogação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb), que termina em 2020.

Os nove governadores passaram mais de três horas reunidos no escritório do Ceará, em Brasília e encontraram com vários parlamentares nordestinos. A reforma da Previdência Social entrou em pauta no Fórum dos Governadores do Nordeste.

Por meio das redes sociais, Renan Filho, comentou o encontro. “Sabe aquele ditado 'A união faz a força'? Então, vim à Brasília para o Fórum dos Governadores do Nordeste. Estamos nos reunindo para conversar e afinar as demandas que temos para com o governo federal, em prol da nossa região. Dentre elas, estão a revisão tributária, prorrogação do Fundeb, ampliação da participação financeira do governo federal na educação básica e o desbloqueio das operações de crédito dos estados.

No encontro, os governadores vão elencar as prioridades regionais que serão apresentadas no encontro nacional de governadores que está agendado para o dia 20 de fevereiro em Brasília. O economista Raul Velloso participou de parte do encontro e apresentou uma alternativa ao déficit previdenciário dos estados, que classificou de "forte" e de "longo prazo".

Ao final do encontro o governadores elaboraram uma carta de prioridades para a região que será apresentada ao governo federal e ao Congresso Nacional. O grupo também defendeu a realização da reforma previdenciária, que é comsiderada prioritária pelo Palácio do Planalto para o ajuste das contas públicas.