Política

Collor é o primeiro a se inscrever como candidato a presidente do Senado

Eleição ocorre nesta sexta-feira

Por 7Segundos 01/02/2019 14h02
Collor é o primeiro a se inscrever como candidato a presidente do Senado
Fernando Collor - Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador por Alagoas, Fernando Collor (Pros) foi o primeiro a inscrever nesta sexta-feira (1º) a candidatura a presidente do Senado. A eleição está prevista para o final da tarde, após a posse dos novos senadores eleitos.

O ex-presidente da República não estava nos últimos dias entre os senadores que anunciaram previamente candidatura à presidência da Casa. Também senador por Alagoas, Renan Calheiros (MDB) deve se inscrever para o cargo que ocupou por quatro vezes.

Fernando Collor inclusive vem flertando com o PRTB, sigla do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão e vinha adiantando conversas com o presidente do partido de Mourão, Levy Fidelix.

No último dia 10 de janeiro, em um evento na Procuradoria Geral da República, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) escreveu um bilhete para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), supostamente indagando se Collor era candidato.

No último dia 15 desse mês, o senador por Alagoas deixou o Partido Trabalhista Cristão (PTC) e ingressou no Partido Republicando da Ordem Social (Pros). Antes, Collor já foi filiado a PTB, PRTB, PRN, PMDB (atual MDB) e PDS.