Educação

Marx Beltrão sai em defesa de estudantes vítimas da Máfia do Diploma

Beltrão vai acionar a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília

Por Assessoria 30/01/2019 15h03
Marx Beltrão sai em defesa de estudantes vítimas da Máfia do Diploma
Marx Beltrão sai em defesa de estudantes vítimas da Máfia do Diploma - Foto: Assessoria

O golpe do falso diploma denunciado nacionalmente pelo programa Fantástico da Rede Globo no último domingo lesou milhares de estudantes de mais de 80 cidades do interior de Alagoas. 

São pessoas que pagaram mensalidades escolares, assistiram aulas em um curso supostamente de graduação e que ao final receberam diplomas sem validade das instituições promotoras dos cursos.

Para apurar e responsabilizar os culpados e buscar alguma medida de reparação para estas milhares de pessoas prejudicadas, o deputado federal Marx Beltrão vai acionar a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília. 

A meta é fazer com que o Congresso “apure e solicite punição dos maus empresários que lesaram nossos estudantes, assim como proponha uma forma de minimizar o dano destas pessoas de boa fé, que foram enganadas e humilhadas”, afirmou o deputado ao 7 Segundos.

Em 2018, o então secretário do Ministério da Educação (MEC) Henrique Sartori chegou a ser reunir com estudantes de Palmeira dos Índios para que o MEC adotasse providências perante o golpe. À época disse o hoje ex-secretário que o golpe de algumas faculdades já havia sido fruto de investigação em Pernambuco.

Na ocasião Sartori anunciou que uma força-tarefa atuaria para analisar caso a caso dos estudantes enganados por essas instituições. Entretanto, os trabalhos não avançaram neste sentido.

Frente ao cenário, Marx Beltrão afirmou que vai pedir “urgência na análise do assunto na Comissão de Educação, em defesa destes milhares de alunas e alunos lesados por golpistas”. Beltrão também ressaltou que já “contatou o Movimento Diploma legal para apoiar a causa destes estudantes e que já solicitou mais informações ao Movimento” para levar esta luta à Câmara, em Brasília.

Desde 2006, mais de 20 mil estudantes alagoanos cursaram graduação enganados por instituições de ensino superior que não tinham autorização para ofertá-la. O Movimento Diploma Legal surgiu da reivindicação de alunos e professores por justiça.