Geral

[Vídeo] Universitários reclamam do transporte do Passo de Camaragibe

Prefeitura informa que dois novos veículos estarão disponíveis

Por Maurício Silva 24/01/2019 16h04
[Vídeo] Universitários reclamam do transporte do Passo de Camaragibe
Estudantes universitários do Passo de Camaragibe sofrem com ônibus quebrado - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Os universitários que residem no município de Passo de Camaragibe, na região Norte de Alagoas, estão indignados com o descaso da prefeitura para com a situação dos estudantes. Os alunos reclamam da precariedade dos veículos e da falta de viagens (que como consequência os acadêmicos recebem faltas). O governou municipal informou que dois novos veículos estarão disponíveis.

A situação vem se agravando nesse mês de janeiro, quando os universitários das universidades públicas estão em pleno calendário letivo, como também os estudantes de cursinho. Os alunos disseram que só foram para Maceió nesta quarta-feira (23) porque falaram que iam acionar o Ministério Público. O governo municipal então resolver arranjar um ônibus. Quando chove, a situação se agrave e é necessário usar guarda-chuva dentro do veículo.

Um universitário, que preferiu não se identificar, disse que o problema é antigo. “Faz mais de dois anos que nós vivemos essa situação: é ônibus quebrando, a gente perdendo aula, prova e acaba a gente se prejudicando. Os ônibus sucateados, sem as mínimas condições: janelas quebradas, gambiarras nas partes elétricas, poltronas desconfortáveis e muito mais. Quando ajeitam é pura maquiagem, não dura um mês. Quando chove dentro do ônibus fica terrível”, contou.

No dia 21 de janeiro desse ano o estudante Jairio Souza fez uma publicação fazendo várias criticas ao governo municipal por conta do descaso. Entre as quais se destacavam o seguinte trecho: “Nem preciso falar dos ônibus sucateados e sem as mínimas condições de higiene, da ausência de segurança pela falta de manutenção, sem falar nas inúmeras vezes que eles quebram em trechos perigosos. Infelizmente já chegamos num nível de reivindicação tão baixo que ‘nem ligamos mais’ para as condições dos ônibus (conforto e segurança), solicitando apenas que eles continuem. Tudo isso é de conhecimento geral”, protestou o acadêmico.

No dia da postagem de Jairio Souza, ele disse que fazia sete dias que os estudantes estavam sem o transporte para a capital alagoana e estavam levando faltas nas faculdades e cursos técnicos. A postagem teve vários comentários e repercutiu na cidade litorânea.

O supervisor de Transportes, Cícero da Silva Lins, negou que o município passou sete dias sem transporte e que o atual governo enfrenta problemas devido a gestão anterior. “Pegamos uma frota totalmente sucateada: veículos sem pneus, peças quebras, sem manutenção... Foram dois anos de muitas dificuldades. Mas estamos trabalhando para fazer o melhor”, disse.

“A prefeitura já alugou dois ônibus semi-novos que estão na revisão para proporcionar mais conforto para os estudantes. Nesses dias alguns alunos da Ufal estão estudando e estamos ofertando transporte e hoje vamos enviar uma Doblô para a Ufal, onde são os únicos alunos que estão estudando, os demais são caroneiros. Nunca existiu isso de sete dias sem transporte, já passou um dia, dois, mas nunca sete”, afirmou o superintendente de Transportes. Ele informou também que quando todos os alunos voltarem de férias, os dois automóveis destinados para o transporte ficarão disponíveis.

Veja aqui o vídeo: