Geral

Aeroporto Regional de Maragogi tem parecer contrário emitido pela PGE

Órgão detectou que área escolhida para a construção não é do Incra

Por Maurício Silva 22/01/2019 07h07
Aeroporto Regional de Maragogi tem parecer contrário emitido pela PGE
Imagens da área do terreno para a construção do Aeroporto Regional de Maragogi - Foto: Divulgação

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) se manifestou contrária à obra do Aeroporto Regional de Maragogi, na região Norte de Alagoas, por causa de uma divergência de quem seria o dono do local. A manifestação foi exposta no Diário Oficial desta segunda-feira (21).

Inicialmente, acreditava-se que o terreno onde será construído o empreendimento pertencia aoIncra, mas a descoberta de outra titularidade paralisou o processo de negociação e regularização do projeto que é uma das promessas mais antigas de Alagoas.

O empreendimento, vai beneficiar os milhares de turistas que frequentam as praias do Litoral Norte e que também promete aquecer o comércio local, está sob responsabilidade da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

A informação parcial é de que o problema está sendo resolvido, já que o real proprietário da área havia sido localizado. O assunto é tratado em caráter interno, e o secretário Mosart Amaral ainda não se pronunciou.

Termo de Compromisso

O Termo de Compromisso (TC) para a elaboração do projeto básico do Aeroporto de Maragogi, na região Norte de Alagoas, foi assinado no dia 21 de junho de 2018, no valor de R$ 3,2 milhões. O documento foi assinado em Maceió pelo governador Renan Filho pelo então ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Valter Casimiro.

O Aeroporto de Maragogi, no Litoral Norte, tem por objetivo consolidar a cidade como um dos principais polos turísticos da região Nordeste e do Brasil. O município tem a segunda maior rede hoteleira do Estado, atrás apenas de Maceió. Com uma ótima localização, a pouco mais de 120 km de Maceió e Recife-PE, Maragogi é visitada por turistas do mundo todo.

Aceno de Bolsonaro

No dia 24 de outubro de 2018, o então candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), acenou positivamente para o Aeroporto Maragogi. O presidente reconhece o potencial turístico da região da Costa dos Corais.