Cultura

Bloco Mestre Eurico se prepara para abrilhantar o Carnaval de Maragogi

Previa ocorre no dia 24 de fevereiro em Barra Grande

Por Assessoria 09/01/2019 10h10
Bloco Mestre Eurico se prepara para abrilhantar o Carnaval de Maragogi
Bloco Mestre Eurico se prepara para abrilhantar o Carnaval de Maragogi - Foto: Assessoria

O Bloco Mestre Eurico, personagem fundamental para a cultura popular regional, pois, para quem ainda não sabe, foi criador do Bumba Meu Boi, já se prepara para abrilhantar o carnaval de Maragogi, na região Norte de Alagoas pelo terceiro ano consecutivo.

Para a edição deste ano, a Fundação Mestre Eurico anuncia novidade. O Bloco cultural vem com o tema Xilogravura, em cima do trabalho do artesão nordestino José Francisco Borges. A prévia será no dia 24 de fevereiro, às 17h. Concentração na praça que leva o nome do Mestre, na vila de Barra Grande. E virá acompanhado por orquestra, percussões e banda.

“Pra gente, da família, é mais emoção, alegria, do que diversão”, disse Elikelma Lorenos, neta do Mestre. “Só quem é parente, quem viveu aquele momento enquanto ele estava vivo, sabe o quanto ele lutou pra botar o Bumba na rua, pode imaginar e sentir o que significa esse momento pra gente.”

O Bloco é um resgate cultural da família do Mestre Eurico e sairá pelas ruas ao lado de outros personagens do Bumba, como Jaraguá, Mateu e Catarina. Os abadás estarão sendo vendidos em breve e deve custar 20 reais.

“Nossa família percebeu a importância de unir o folguedo do Bumba Meu Boi ao carnaval para chamar a atenção das nossas autoridades institucionais e visitantes, revela Ewerton Lima, neto do Mestre. “E, também, para despertar nessa ‘nova geração’ o desejo em ajudar e participar dessa manifestação cultural. Pretendemos resgatar essa manifestação cultural e sensibilizar nossos conterrâneos e visitantes com este folguedo.”

A origem do folguedo Bumba Meu Boi em Alagoas

Tudo começou como uma brincadeira de infância, no sítio Antunes, em Maragogi. Seu João Aleijado, um artesão que morava no respectivo sítio, costumava fazer bonecos de pau com arriatas (parte da fibra de bananeira), para as crianças brincarem em seu terreiro. Dessa forma, seu Eurico passou a infância brincando com os mais variados personagens criados pelo seu João com arriatas de bananeiras e madeira: Burra, Jaraguá, Jacaré e uma boneca chamada Foiará. As crianças da época se divertiam da mesma forma. No entanto, Seu Eurico sentiu grande interesse por este artesanato e pela brincadeira.

Assim, com o auxílio do seu João Aleijado, iniciou a produção de seus próprios personagens. Ainda sobre a influência de João Aleijado, deu início a um grupo de bonecos de mamulengos para apresentar nos locais. Por alguma razão não identificada, esse empreendimento acabou não dando certo. Foi quando Eurico teve a ideia de transformar os brinquedos em personagens do Bumba-meu-boi. Com o passar do tempo, ele foi imprimindo características próprias às apresentações, acrescentando novos personagens, nomes, músicas e história. Essa é a origem deste folguedo.