Geral

Moradores de comunidades de Maragogi e Japaratinga sofrem com falta d?água

Problema no Alto da Jaqueira dura meses

Por Maurício Silva 07/01/2019 15h03
Moradores de comunidades de Maragogi e Japaratinga sofrem com falta d?água
Problema acontece na comunidade da Jaqueira, em Japaratinga - Foto: 7Segundos

Atualizado às 15h43 e depois às 19h13

A manhã chuvosa desta segunda-feira (7) trouxe alívio para os moradores do Alto da Jaqueira, no município de Japaratinga: com a água da chuva as pessoas puderam encher os recipientes, porque o liquido fornecido pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) não chega regularmente há três meses, segundo residentes. No conjunto Adélia Lira, em Maragogi, o problema é que o rodízio não vem cumprindo com o objetivo.

Os moradores da parte mais elevada do Alto da Jaqueira estão inconformados com o problema na comunidade. Para piorar a situação, os moradores dizem que há um cano estourado por trás da Igreja de Nossa Senhora do Carmo desperdiçando o liquido há uma semana na parte baixa da comunidade. Enquanto isso, as pessoas da parte alta sofrem há meses com a falta.

Os moradores do Alto da Jaqueira ficam torcendo para que cheguem os dias chuvosos para poder ter água em casa para poder tomar, banho, lavar pratos e fazer todos os serviços domésticos. São cerca de 20 moradias atingidas pela falta d′água e que já estão desacreditadas de uma solução por parte da Casal. O que mais revolta a população é que todo mês a conta chega às residências.

Os moradores do conjunto Adélia Lira, localidade também conhecida como “Grota” em Maragogi, a reclamação é por conta dos moradores da parte alta da comunidade. A Casal adota um rodízio de 24 horas na localidade, mas as pessoas da parte afirmam que o liquido só chega durante uma hora e que deveria ser de 24 horas.

O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para responder os questionamentos e a empresa já apresentou respostas a quase todos os questionamentos: 

*Resposta sobre Maragogi*:

A Companhia de Saneamento de Alagoas informa que  a falta de água no conjunto Adélia Lira em Maragogi, ocorreu por conta do aumento da população nesse período de férias. Devido ao alto consumo na parte baixa, a água fica sem pressão para subir às residências da parte alta, por isso, não está acontecendo o abastecimento durante 24 horas. No final de janeiro, a Casal dará início à obra de perfuração de um poço em Barra Grande que beneficiará a população local e, consequentemente o conjunto Adélia Lira.

*Resposta sobre Japaratinga* - cano estourado:

O cano que se encontra estourado por trás da igreja Nossa Senhora do Carmo, em Japaratinga, já está sendo consertado. A Casal mandou uma equipe ao local e até o final da tarde de hoje o problema será resolvido.

*Sobre a deficiência no abastecimento dessa área de Japaratinga*, que atinge 20 residências, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa o seguinte: o grande número de visitantes na região aumentou o consumo de água na parte baixa, o que ocasionou a falta de pressão da rede, afetando a chegada do líquido para o Alto da Jaqueira. Mesmo assim, o único poço que existe na região está com uma vazão grande. Nesta terça-feira (8), a Casal vai enviar uma equipe ao local para buscar uma solução para  o problema.