Meio ambiente

Secretaria de Meio Ambiente denuncia passeio clandestino às piscinas de Maragogi

Procuradoria informa que vai tomar as medidas legais

Por Maurício Silva 04/01/2019 16h04
Secretaria de Meio Ambiente denuncia passeio clandestino às piscinas de Maragogi
Secretaria de Meio Ambiente denúncia passeio clandestino às piscinas de Maragogi - Foto: Cortesia ao 7Segundos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente denunciou que três proprietários estão fazendo passeios clandestinos às piscinas naturais de Maragogi, principal atrativo turístico da cidade da região Norte de Alagoas. Segundo o secretário Gabriel Vasconcelos os infratores tiveram alvarás cancelados. O flagra foi feito nesta quinta-feira (3).

O titular da pasta de Meio Ambiente informou que os proprietários estão fazendo o passeio irregularmente desde o dia 1 de janeiro de 2019. Gabriel Vasconcelos disse que as três embarcações estavam atuando até o fim do ano passado por meio de uma liminar, mas que já foi vencida.

Gabriel Vasconcelos deixou claro que o passeio clandestino é crime. “Essas embarcações insistem em rodar, descumprindo decisão liminar. Essas embarcações estavam rodando com a liminar e foram canceladas. Eles estão infligindo a lei. Eles podem ser multados e responder pelo crime de desobediência. Todas essas recepções saíram do receptivo Maragales”, afirmou.

“As infrações são cometidas pelos catamarãs de Simone Valéria Furtado Leite e Amaro de Souza, além da lancha de Juliana Bezerra Fernandes da Silva”, disse Gabriel Vasconcelos.

O procurador do município, Wagner Lira, disse que se for comprovado o crime, a prefeitura vai tomar as medidas necessárias. “Se for comprovada a operação de forma irregular vamos tomar as providências judiciais cabíveis, oficiar o ICMBio, além de acionar o Batalhão da Polícia Ambiental para que tome providências com a força policial para inibir o transporte aquaviário irregular, uma vez que há decisão judicial resguardando o município para que não renove os alvarás ou inclua os mesmos no sistema de rodízio do ano de 2019”, disse.

O cancelamento afetou cinco catamarãs dos seguintes proprietários: Jozemir Cavalcante da Silva Júnior, Yvan Quintiliano Wanderley, Amaro de Souza, João Paulo Furtado Salgado Leite e Simone Valéria Furtado Leite. Também foram suspensas as escunas de: Amara Leonete de Souza Alves, Marcelo Willian de Souza Viana e Juliana Monteiro Ribeiro. Ainda teve as lanchas de: Juliana Bezerra Fernandes da Silva e do vereador Wanderson Ribeiro de França Luna.  Além da permissão de mergulho da W. e W. Serviços de Fotos Submarinas.

O 7Segundos tentou contato com os proprietários citados, mas não obteve êxito.