Saúde

Sesau e Uncisal entregam lentes corretivas para estudantes da rede pública

Mais de 40 alunos receberam óculos; iniciativa do Estado ajuda a evitar a evasão escolar

Por Agência Alagoas 17/12/2018 16h04
Sesau e Uncisal entregam lentes corretivas para estudantes da rede pública
Alunos passaram por testes de acuidade visual e exames de vista realizados pela Unsical - Foto: Agência Alagoas

O dia a dia da pequena Davily Vitória não será mais o mesmo na Escola Estadual Engenheiro Edson Salustiano a partir de 2019. E não apenas porque ela foi aprovada no 2º ano do ensino fundamental, mas porque não terá de enfrentar os problemas de vista que a atormentaram ao longo deste ano. Graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Universidade Estadual de Ciências (Uncisal), ela foi contemplada com lentes corretivas.

Além de Davily, outros 42 estudantes da rede pública estadual receberam óculos nesta segunda-feira (17), durante cerimônia de entrega ocorrida no Mega Auditório Djalma Brêda, no prédio-sede da Uncisal, no Trapiche da Barra.

Os alunos passaram por testes de acuidade visual nas escolas em que estudam e exames de vista realizados por profissionais do Centro Especializado de Reabilitação – CER IV, da Uncisal, entre os meses de outubro e novembro deste ano. Após o processo de triagem e de avaliação profissional, puderam escolher os modelos dos próprios óculos de grau, que foram distribuídos gratuitamente pela Sesau nesta segunda-feira.

Durante a solenidade de entrega, a diretora Dirlene Costa Tenório, da Escola Estadual Engenheiro Edson Salustiano, ressaltou a importância da iniciativa e lembrou que a entrega das lentes deve contribuir, inclusive, com a redução da taxa de evasão escolar. A servidora pública lembrou que a escola recebe estudantes de baixa renda, que não têm condições de ir a um oftalmologista e nem de comprar óculos com a qualidade dos que receberam.

“Sem iniciativas como esta, muitos acabariam desestimulados, por não conseguir ler e escrever, e deixariam de frequentar a escola. É muito importante que ações assim se repitam e que contemplem esses estudantes. Os pais deles não têm condições de pagar por consultas e exames. Então, o poder público garante não só a saúde visual dos alunos, mas a continuidade deles na escola por um período maior”, explicou Dirlene Tenório.

O reitor da Uncisal, professor Henrique Costa, também destacou a importância da entrega das lentes corretivas e disse estar orgulhoso em poder participar de uma iniciativa como esta. “Eu, que tenho irmão e esposa oftalmologistas, sei bem da importância de cuidar da visão, principalmente nesta fase da vida, em que estamos nos formando na escola. É fundamental uma iniciativa como esta”.

Henrique Costa acrescentou que, no futuro, espera encontrar alguns desses estudantes nos corredores da Uncisal. “Nós estamos planejando para 2019 uma série de visitas, com o intuito de envolver os estudantes dos ensinos fundamental e médio nas nossas atividades e, quem sabe, poder vê-los em breve na nossa instituição”, finalizou.

Também estiveram presentes na entrega a vice-reitora da Uncisal, professora Ilka do Amaral Soares; o secretário de Estado da Saúde, Cristhian Teixeira; a assessora técnica da Gerência de Ações Estratégicas da Sesau, Vera Moreira; e a coordenadora do CER IV, Janayna Cajueiro.