Educação

Uncisal comemora 50 anos com noite de homenagens nesta quarta-feira (12)

Membros da primeira turma de Medicina participarão da solenidade, nesta quarta-feira (12)

Por Assessoria 12/12/2018 07h07
Uncisal comemora 50 anos com noite de homenagens nesta quarta-feira (12)
Uncisal comemora 50 anos com noite de homenagens nesta quarta-feira (12) - Foto: Assessoria

Fundada em 1968 como Escola de Ciências Médicas de Alagoas, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) comemora, em 2018, cinquenta anos de fundação. Para celebrar a data, a instituição realizará uma noite de homenagens nesta quarta-feira, 12 de dezembro, a partir das 18h, no prédio-sede da Universidade.

O evento irá reunir membros da primeira turma de Medicina da Uncisal, além de alunos, ex-alunos, professores e servidores de todas as unidades pertencentes à instituição, como os hospitais escolas – Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Escola Portugal Ramalho e Hospital Escola Hélvio Auto – e suas unidades complementares: Ambulatório de Especialidades, Escola Técnica de Saúde Valéria Hora, Serviço de Verificação de Óbito (SVO), Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) e Centro Especializado em Reabilitação (CER IV).

A solenidade de homenagens contará com a participação da Banda do Corpo de Bombeiros e do Coral Extensionista da Uncisal. De acordo com o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, o objetivo da gestão é colocar a Noite de Homenagens no calendário anual de eventos da instituição.

“Estamos iniciando esta solenidade em 2018, quando comemoramos 50 anos de fundação. A Uncisal tem uma grande contribuição na formação de milhares de profissionais ao longo dessas cinco décadas, além da sua importância na assistência na área da saúde em Alagoas. Queremos comemorar com toda a comunidade da Uncisal e também a sociedade alagoana”, declarou o reitor.

Sobre os três pilares de sustentação das universidades – Ensino, Pesquisa e Extensão –, o reitor Henrique Costa ressalta a importância deste tripé para o crescimento da universidade, mas explica que a Uncisal vai além pelos serviços de assistência oferecidos à população no campo da saúde.

“A Uncisal é responsável pela gestão de três hospitais de alta complexidade em Alagoas. A maternidade Santa Mônica é considerada referência no atendimento a gestantes e neonatos de alto risco no estado. O Hospital Hélvio Auto é o único hospital de referência para doenças infectocontagiosas em Alagoas e o Hospital Portugal Ramalho é o único hospital público do estado dedicado a pacientes com transtornos psiquiátricos. Além disso temos o Centro de Reabilitação que faz um trabalho incrível, inclusive com crianças com microcefalia”, completou Henrique Costa.

A vice-reitora da Uncisal, Ilka Soares, ressaltou também a importância do Latec (Laboratório de Audição e Tecnologia), referência na produção de patentes e que está em processo de internacionalização. “Após vencer editais nacionais de fomento e dar início ao seu processo de internacionalização, o Latec da Uncisal alcança mais uma conquista e deve lançar, em 2019, o primeiro Tratado de Eletrofisiologia para a Audiologia. O conteúdo foi elaborado por pesquisadores renomados da Uncisal. Estamos comemorando os primeiros 50 anos da Uncisal e nos preparando para o futuro”, completou a vice-reitora.

Ilka Soares ressaltou, ainda, o trabalho da Assessoria de Relações Internacionais, com convênios e parcerias com universidades de outros países, e o trabalho da Escola Técnica de Saúde Prof. Valéria Hora, que oferece ensino técnico com atuação nos 102 municípios de Alagoas.

História
A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) é uma instituição pública de ensino superior, criada pela lei nº 6.660, de 28 de dezembro de 2005, com ênfase na área de saúde. Sua história, entretanto, tem início com a Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Ecmal), no ano de 1968, fundada a partir de uma turma de excedentes do vestibular de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Durante os anos 70 e 80 e parte da década de 90, a Uncisal ofertava somente o curso de Medicina. Foi em meados dos anos 90, em meio a uma severa crise econômica pela qual passava o estado, que a universidade começou a expandir sua atuação e surgiram os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Na década seguinte, em 2006, são criados os cursos superiores tecnológicos em Radiologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Processos Gerenciais em Negócios de Alimentação e Sistemas Biomédicos. Dois anos depois, há a criação do curso de bacharelado em Enfermagem. Por fim, em 2017, são criados os cursos de licenciatura em Física e Matemática, vinculados ao Centro de Educação a Distância (CED) da Uncisal.

A instituição dispõe, atualmente, como unidades assistenciais, da Maternidade Escola Santa Mônica, do Hospital Escola Helvio Auto e do Hospital Escola Portugal Ramalho. Conta ainda com as unidades de apoio assistencial Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) e do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). Integram ainda a estrutura da Uncisal o Ambulatório de Especialidades, o Centro Especializado em Reabilitação e dois Centros de Apoio Psicossocial.

Na área de Extensão, a Uncisal conta com projetos como Sorriso de Plantão; MedEnsina (pré-vestibular); Uncisati (Universidade Aberta à Terceira Idade); Projeto Rondon; Prevfumo; Uncisaids; Coral, entre outros.