Comunidade

Pescadores de Porto de Pedras e São Miguel denunciam furto de redes

Crimes têm causado prejuízos aos pescadores

Por Maurício Silva 05/12/2018 15h03
Pescadores de Porto de Pedras e São Miguel denunciam furto de redes
Crimes vem acontecendo no alto mar de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras - Foto: Arquivo/ Maurício Silva

Os pescadores das colônias dos municípios de Porto de Pedras (Z-13) e São Miguel dos Milagres (Z-11) , no litoral Norte de Alagoas, estão preocupados com os constantes furtos a redes de pescaria. O crime ocorre em alto mar, quase sempre nas regiões de Tatuamunha e Porto da Rua. Para alguns, a pesca é a única fonte de renda para sustentar as famílias.

As redes custam em média R$ 1.500,00 cada e desde a semana passada mais de dez redes de pesca foram levadas. Alguns pescadores estão impedidos de pescar por falta do objeto de trabalho, alguns deles têm na pesca a única atividade financeira.

A presidente da Colônia de Pescadores Z-11, Sandra Maria dos Santos falou sobre o assunto: “Há um grande prejuízo para os pescadores de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. Hoje de manhã recebemos a denúncia e a situação ficou muito difícil para os pescadores”, contou.

O pescador José Luiz dos Santos, de 42 anos, disse que vive da pesca desde criança, mas nos últimos seis anos a situação se complicou devido aos furtos. “Mês passado roubaram minha rede no alto mar de Porto da Rua e agora na semana passada roubaram 11 redes dos pescadores de Tatuamunha[sic]”, informou. Temos que fazer empréstimos para comprar novas redes. Já roubaram seis redes minhas e isso vem acontecendo com frequência aqui na região e a gente não sabe quem está praticando esses crimes”, contou.

As redes servem principalmente para pescar a espécie de xaréu.