Educação

Mais de 13 mil candidatos disputam vagas neste domingo no Ifal

Inscritos devem ficar atento à hora (9h - horário local) e à documentação exigida para se submeter a prova

Por Assessoria 25/11/2018 10h10
Mais de 13 mil candidatos disputam vagas neste domingo no Ifal
Concorrentes chegaram logo cedo ao Ifal Maragogi - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Mais de 13 mil inscritos concorrem neste domingo (25) às 3.387 vagas ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e aos cursos técnicos subsequentes. As provas serão aplicadas em mais de 400 salas de aulas distribuídas no Cepa (Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas) e nas 16 unidades de ensino do instituto localizadas em todas as microrregiões do Estado.

O exame para ingresso nos cursos técnicos do Ifal é o teste mais esperado por estudantes do ensino fundamental da rede pública e privada de Alagoas e por aqueles que concluíram o ensino médio, mas almejam também ter uma certificação na educação profissional. A educação gratuita e de qualidade e a oferta de ensino verticalizado (da educação básica à pós-graduação) ministrada pelo Ifal são fatores de atração, todos os anos, para os milhares de concorrentes que querem estudar na rede federal de educação.

Do total de vagas, 2.555 serão oferecidas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e 832 para os cursos técnicos subsequentes (para quem conclui ou concluirá o ensino médio).

As provas começam às 9h (horário local), mas os inscritos devem chegar aos locais de prova com uma hora de antecedência por recomendação da Copes (Comissão Permanente de Exame de Seleção). Os candidatos que prestarão o exame devem estar munidos de caneta esferográfica de tinta preta ou azul-escuro e um dos documentos de identificação oficial com foto (carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho. Os portões dos locais do exame serão fechados, impreterivelmente às 8 horas e 50 minutos (horário local). A duração da prova será de no máximo 3h30min e durante esse tempo não será permitido ao concorrente, o uso de calculadora de qualquer espécie, uso de telefone celular ou qualquer aparelho eletrônico, inclusive relógios digitais. Também será proibido o acesso de acompanhante ao ambiente de realização das provas.

A relação dos classificados será divulgada pelos site dos campi do Ifal em até 30 (trinta) dias úteis após o prazo para recursos e, ainda, pela Internet no endereço http://exame.ifal.edu.br.