Tecnologia

Usuários de Android podem perder mensagens antigas do WhatsApp; saiba evitar

Ainda dá tempo de evitar a perda de mensagens, fotos e vídeos fazendo o backup até 12 de novembro

Por Infomoney 11/11/2018 17h05
Usuários de Android podem perder mensagens antigas do WhatsApp; saiba evitar
Android - Foto: Divulgação

O WhatsApp anunciou que todos os usuários de Android vão ter suas mensagens mais antigas - com mais de um ano - apagadas na próxima segunda-feira (12) se não fizerem uma cópia de segurança. 

Os usuários da Apple, que oferece sistema iOS, não serão afetados devido a um acordo que a empresa já possui com o WhatsApp para que os clientes possam armazenar seus dados na nuvem iCloud. 

A necessidade de backup acontece devido a um acordo feito entre o WhatsApp e o Google para permitir que todas as conversas, fotos e vídeos enviados pelo app possam ser armazenados no Google Drive sem consumir espaço da conta do usuário.

No entanto, o efeito colateral dessa medida é justamente a perda das mensagens, vídeos e fotos. Vale dizer que em muitos celulares as mensagens são salvas automaticamente. 

Na página oficial do WhatsApp na internet, a empresa explica que "para evitar a perda destes dados, recomendamos que se faça uma cópia de segurança dos seus dados no WhatsApp antes do dia 12 de novembro de 2018".

De acordo com a empresa, "o usuário pode fazer o backup de suas mensagens e arquivos de mídia usando Google Drive. Dessa maneira, você pode fazer cópia também dos seus arquivos de mídia (fotos e vídeos, por exemplo) e poderá restaurar o histórico mesmo ao trocar de aparelho". 

Quer juntar dinheiro para comprar um novo smartphone? Invista! Abra sua conta na XP - de graça.

A empresa recomenda também que o usuário conecte o seu telefone a uma rede wi-fi antes de fazer o backup no Google Drive, já que arquivos de backup podem consumir muitos dados, com a chance de gerar custos adicionais. 

Veja como fazer o backup:

Abra o WhatsApp. Toque no Botão Menu > Configurações > Conversas > Backup de conversas. Depois toque em fazer backup para o Google Drive para definir uma frequência (que não pode ser Nunca).

Selecione uma conta do Google que você quiser usar para fazer o backup. Se você não tiver uma já cadastrada no seu aparelho, terá de tocar em adicionar conta e usar suas informações de registro. Preste atenção em qual conta do Google está usando para fazer esse backup.

Em seguida, clique em fazer backup em para escolher quais tipos de rede usará para o backup. Lembre-se de que ao fazer o backup com rede de dados, sua operadora poderá fazer cobranças a mais, dependendo do seu tipo de plano.

Você também pode fazer o backup das suas conversas usando Google Drive a qualquer momento:

Abra o WhatsApp. Toque no Botão Menu > Configurações > Conversas > Backup de conversas.

Depois, toque em fazer backup para dar início ao processo usando o Google Drive. O processo pode levar alguns minutos.