Geral

Arrecadação da taxa de Bombeiros deve bater novo recorde em 2018

Tributo é um dos grandes responsáveis para compra de viaturas e equipamentos operacionais

Por Assessoria 19/10/2018 10h10
Arrecadação da taxa de Bombeiros deve bater novo recorde em 2018
Tributo é um dos grandes responsáveis para compra de viaturas e equipamentos operacionais - Foto: Assessoria

Todos os anos o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) conta com a contribuição da população alagoana através do pagamento da Taxa de Prevenção e Combate a Incêndio, conhecida como Taxa de Bombeiros, para reequipar a corporação e assim prestar um serviço de qualidade no estado. Os boletos do tributo já estão sendo distribuídos nas residências da capital Maceió, em dos municípios de Marechal Deodoro, Arapiraca e Maragogi, com vencimento para o dia 31 de outubro.

O tenente coronel Ricardo Cruz, oficial da Assessoria de Planejamento do CBMAL, falou sobre os dados sobre arrecadação, tanto da Taxa de Bombeiros apresentando um crescimento substancial em 2000, ano de sua criação, até hoje. Em 2001 foram arrecadados 161 mil reais. Chegou-se ao patamar de hum milhão em 2008 e dois milhões em 2015. De acordo com o coronel Cruz, a expectativa da ASPLAN é que o CBMAL alcance o patamar de três milhões este ano, um recorde que deverá superar o valor arrecadado em 2016, quando a Taxa de Bombeiros garantiu investimentos de 2,5 mi de reais na Corporação.

Somente nos últimos 10 anos foram arrecadados mais de 15 milhões, verba que foi fundamental para o crescimento da estrutura operacional da corporação. Seja na compra de novas e modernas viaturas, seja na aquisição de equipamentos ou ainda nas reformas e expansão do atendimento do CBMAL.

O principal problema enfrentado pelo CBMAL hoje, ainda é a alta inadimplência dos contribuintes. Em Maceió, por exemplo, em 2017, apenas 61 mil das 251 mil cartas enviadas foram pagas. 

“O Corpo de Bombeiros hoje está mais organizado logisticamente por conta do aumento da arrecadação e por conta de sabermos usar bem esses recursos em prol dos nossos bombeiros e da sociedade, o que nos permite oferecer mais qualidade no serviço”, finalizou o oficial.