Geral

Professores paralisam atividades em São Luís do Quitunde

Educadores fazem uma série de cobranças ao município

Por Maurício Silva 02/10/2018 14h02
Professores paralisam atividades em São Luís do Quitunde
Professores fizeram paralisação em São Luís do Quitunde - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Atualizado às 15h20

Professores do município de São Luís do Quitunde, na região Norte de Alagoas, paralisaram as atividades nesta terça-feira (2). Eles estão fazendo uma série de cobranças ao governo municipal. Os educadores ficaram concentrados no Centro da cidade, em frente o prédio da prefeitura da cidade. Por meio de nota oficial, a prefeita Fernanda Cavalcanti tratou o ato como uma "paralisação política".

Os professores estão inconformados com os anseios não atendidos da categoria pelo governo municipal. Entre as pautas de cobranças estão: pagamento dos salários atrasados dos servidores contratados; salários referentes ao mês de agosto para efetivos que recebem acima de R$ 2.500,00; data-base 2018/aplicação do reajuste de 6,81%; enquadramento de funcionários por tempo de serviço e formação e os precatórios do Fundef.

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) também está na manifestação desta terça-feira. “Os professores precisam pagar as contas e garantir o pão de cada dia aqui em São Luís do Quitunde. Queremos que a prefeitura cumpra os compromissos firmados com os professores”, disse a secretária de assuntos municipais do Sinteal, Darcir Acioli.

Ainda de acordo com o Sinteal, a prefeita Fernanda Cavalcanti (MDB) não pagou dois meses de retroativo salarial acordados em negociação em 2017. Para piorar, os salários estão atrasados em dois meses, tanto para os trabalhadores ativos quanto para os aposentados. O Sinteal também pede ao Ministério Púbico Federal (MPF) que intervenha em relação aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Os professores fizeram encerraram o ato após uma assembleia e ficou decidido que no próximo dia 18 de outubro haverá uma paralisação novamente e uma audiência com a prefeita Fernanda Cavalcanti para discutir os pontos pendentes. Os professores informaram também que a prefeitura fez pagamentos que estavam em atraso nesta terça-feira (2). Restando apenas o enquadramento dos servidores e o  reajuste salarial com base no piso nacional.

O 7Segundos entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de São Luís do Quitunde e o órgão enviou uma nota oficial. Os precatórios do Fundef no município somam quase R$ 41 milhões. As atividades retornam a normalidade nesta quarta-feira (3).

Confira a nota na íntegra:

A Prefeita Fernanda Cavalcanti, vem através dessa nota lamentar profundamente a atual "paralisação política", pois, estamos a véspera da eleição. Essa paralisação política prejudica os alunos, e portanto, pedimos a compreensão dos pais, já que não há motivo algum para esse ato, porque todos os salários estão rigorosamente em dia, inclusive o mês de setembro e o terço de férias dos mesmos. 

A prefeita deixa claro ainda, que nunca se negou a pagar os precatórios do município, e que está sempre apta a efetuar tal pagamento, desde que haja ação expedidas pelo judiciário. Por fim, a prefeita Fernanda Cavalcanti agradece aqueles colaboradores que não aderiram à paralisação política, e que assim como gestora continuam trabalhando por uma Educação digna para os quitundenses.


: