Justiça

?Vara da Infância e Juventude de Maceió ministra curso para famílias adotantes

Encontro, ocorrido na manhã desta terça (28), teve como objetivo repassar informações referentes às partes jurídica, social e psicológica do processo de adoção

Por Assessoria 28/08/2018 15h03
?Vara da Infância e Juventude de Maceió ministra curso para famílias adotantes
Juíza Fátima Pirauá conduziu os debates sobre adoção durante curso ministrado nesta terça (28) - Foto: Assessoria

Futuros pais e mães adotivos participaram, nesta terça-feira (28), de curso preparatório psicossocial e jurídico, ministrado pela juíza Fátima Pirauá e por integrantes da 28ª Vara Cível da Capital (Infância e Juventude). O objetivo do encontro, realizado no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), foi repassar informações referentes às partes jurídica, social e psicológica do processo de adoção.

“O processo de habilitação para a adoção conclui-se com esse curso, que é uma exigência do Estatuto da Criança e do Adolescente. O próximo passo é o Ministério Público Estadual dar vista aos pedidos de adoção, avaliando se os requisitos foram preenchidos”, informou a juíza Fátima Pirauá.

A magistrada informou aos pretendentes que, após o parecer do MPE, proferirá a sentença dos processos o mais rápido possível. “Firmo o compromisso de julgá-los com celeridade. São essas pessoas aqui presentes que vão fazer com que vidas sejam transformadas”, ressaltou.

O casal Maurício Santos e Sâmia Lopes participou do treinamento e o considerou importante. “Pude tirar dúvidas e interagir com outros pretendentes sobre o assunto. Estou bastante ansiosa para que esse processo seja concluído”, disse Sâmia.

Durante o encontro, a juíza ainda destacou a irrevogabilidade da adoção, bem como a importância da participação dos pretendentes em trabalhos voluntários em abrigos de crianças maiores.

“Foram muitas as novidades apresentadas e uma delas é a evolução do novo cadastro. Os pretendentes poderão ver fotos, vídeos e cartinhas de crianças que estão para adoção”, concluiu a magistrada.