Brasil

Funkeiro acusado de ajudar fuga de traficante é candidato a deputado federal

Por EXTRA 25/08/2018 09h09
Funkeiro acusado de ajudar fuga de traficante é candidato a deputado federal
Candidatura de MC Tikão - Foto: Reprodução

Fabiano Baptista Ramos, conhecido como MC Tikão, preso em outubro de 2017 suspeito de ligação com o tráfico de drogas da favela da Rocinha (RJ), resolveu lançar-se no mundo da política. O funkeiro é candidato a deputado federal pelo partido Solidariedade no Rio. Sua candidatura foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado no último dia 9, mas ainda não foi deferida.

Tikão ficou um mês atrás das grades. Ele foi solto em novembro do ano passado, após a Justiça ter negado a renovação de sua prisão temporária. Apesar disso, continuou sendo investigado pela Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) e foi indiciado por associação para o tráfico de drogas no início de junho deste ano. No fim do mês, Fabiano foi denunciado pelo mesmo crime pelo Ministério Público estadual. A denúncia ainda não foi aceita pela Justiça.

Tikão é acusado de ter ajudado na fuga do traficante Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, da Rocinha , em setembro do ano passado, quando as Forças de Segurança iniciaram uma operação para tentar conter a guerra pelo controle do tráfico na comunidade.

Segundo investigação da Dcod, Rogério fugiu da comunidade de São Conrado na garupa da moto pilotada por Fabiano. Ainda de acordo com o inquérito, o funkeiro é íntimo do traficante e participou de reuniões de sua quadrilha. Além disso, ficou em algumas situações com armas de Rogério 157, tendo feito disparos de arma de fogo durante bailes funk.

Ao registrar sua candidatura no TRE, o funkeiro declarou que não possui nenhum bem em seu nome e que pretende gastar, no máximo, R$ 2,5 milhões em sua campanha. Ao ser preso, MC Tikão estava numa casa de luxo na Taquara, Zona Oeste do Rio. O imóvel contava com piscina e churrasqueira, além de outros ambientes de luxo.