Direitos Humanos

Agosto Lilás: Creas alerta sobre a violência contra a mulher

Seminário “pela igualdade de direitos das mulheres” foi realizado nesta terça (21), no auditório da prefeitura

Por 7Segundos, com assessoria 21/08/2018 15h03
Agosto Lilás: Creas alerta sobre a violência contra a mulher
Agosto Lilás: Creas alerta sobre a violência contra a mulher - Foto: Assessoria

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) promoveu um seminário em alusão ao Agosto Lilás, mês de prevenção a violência contra a mulher. O evento foi realizado nesta terça feira (21), no auditório da Prefeitura de Porto Calvo. O seminário foi ministrado pela gerente estadual de políticas públicas para a mulher, Mel Falcão.

Com o tema: “Pela igualdade de direitos das mulheres”, o evento contou com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, parceira da ação. O seminário ainda contou com o apoio da Igreja Batista e de outras entidades civis.

O seminário atraiu mulheres de várias faixas etárias e também homens que defendem a causa. A juventude da Igreja Batista abrilhantou a programação com uma peça teatral que tratou de forma dinâmica a violência sofrida pelas mulheres.

O objetivo da ação é despertar na comunidade o combate à violência contra a mulher. Alagoas ocupa o primeiro lugar no ranque nacional no número de crimes contra a mulher. Por isso em 2017 o Estado aprovou a lei 9.718 que cria a campanha agosto lilás. Outra meta é divulgar a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006 e que entrou em vigor em 22 de setembro do mesmo ano.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a lei Maria da Penha contribuiu para uma diminuição de cerca de 10% na taxa de homicídios contra mulheres praticados dentro das residências das vítimas.

O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países mais violentos do mundo no que se refere à violência doméstica contra mulheres. Cada dia mais denúncias relativas ao tema chegam à Justiça brasileira. Dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) apontam que o número chega a quase um milhão, sendo dez mil casos de feminicídio.

A denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou através do número 180, de forma anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. A Prefeitura de Porto Calvo dispõe do Creas, que presta um serviço de acolhimento para as mulheres vítimas de violência.