Eleições 2018

Marcos e Marquinhos Madeira fazem registro de candidatura para estadual

Pai e filho registram-se para concorrer a deputado estadual

Por Maurício Silva 16/08/2018 17h05
Marcos e Marquinhos Madeira fazem registro de candidatura para estadual
Marcos e Marquinhos Madeira, pai e filho, registraram candidatura a deputado estadual - Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Maragogi, Marcos José Dias Viana (PRTB), o “Marcos Madeira”, e o deputado estadual Marcos José Dias Viana Filho (MDB), “o Marquinhos Madeira”, pai e filho respectivamente, registram candidatura ao cargo de deputado estadual nas eleições 2018. O registro já foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), assim como, todas as outras candidaturas aos demais cargos.

Marcos Madeira, do PRTB, já tinha se apresentado publicamente como o candidato natural da família que governou a cidade litorânea durante 12 anos. O filho Marquinhos está no segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa e é apontado como futuro pré-candidato a prefeito de Maragogi nas eleições 2020.

Marquinhos Madeira teve o mandato de deputado estadual cassado em outubro de 2016 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições 2014.  Mas o parlamentar alagoano recorreu da decisão junto ao TSE, que em dezembro de 2017 classificou como improcedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) e ele foi absolvido. Em 2014 ele foi eleito com 26.797 votos.

O ex-prefeito figura na lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de gestores e ex-gestores que tiveram as contas rejeitadas pelo órgão. No total 27 pessoas constam na lista do TCE que tiveram as contas reprovadas. A lista foi divulgada no dia 1º de agosto. Marcos Madeira teve as contas reprovadas referentes aos exercícios de 2008 e 2009 quando ocupava o cargo de prefeito.

Na ocasião, a assessoria do candidato informou que prestações de contas que não transitaram em julgado, ou seja, pendente de recurso, não gera inelegibilidade. O que era o caso do então pré-candidato a deputado estadual, Marcos Madeira. E, mesmo que já tivesse uma decisão final, não é regra dizer que a inelegibilidade será aplicada. E ressaltou ainda que ele é era pre-candidato e é elegível.

O 7Segundos entrou em contato com a assessoria do ex-prefeito e do deputado e o órgão frisou que o candidato é o Marcos Madeira (PRTB).