Economia

Catadores de Porto Calvo pretendem transformar cidade em modelo de reciclagem

Cooperativa cresce na região Norte e já colhe os frutos

Por Maurício Silva 15/08/2018 15h03
Catadores de Porto Calvo pretendem transformar cidade em modelo de reciclagem
Catadores pretendem transformar Porto Calvo em cidade modelo de reciclagem - Foto: Assessoria

Os trabalhadores da Cooperativa Alagoana dos Catadores de Materiais Recicláveis do Litoral Norte (Coopernorte) pretendem transformar o histórico município de Porto Calvo em uma cidade modelo de reciclagem no Estado de Alagoas. Há um mês na localidade, eles já sonham alto e colhem os primeiros frutos.

A cooperativa que surgiu no turístico município de Japaratinga há seis anos, chegou em Porto Calvo no mês de julho desse ano. Os associados veem com bons olhos o trabalho na cidade histórica e alugaram um grande galpão, localizado na Rua 15 de Novembro, para juntar os materiais e revender para empresas sediadas em Maceió, Recife-PE e agora em Campina Grande-PB. Os cooperados informaram também que já planejam vender materiais no Estado de São Paulo.

A presidente da Coopernorte, Ibelza Vanderlei Campos da Silva, de 43 anos, está muito empolgada com o novo projeto na cidade. “Estamos muito otimistas com o início do nosso trabalho em Porto Calvo. Queremos transformar a cidade em modelo para toda Alagoas e o Brasil. Estamos recebendo um grande apoio da prefeitura, que abraçou a nossa causa e vamos gerar muito emprego aqui na região”, frisou.

O jovem Manoel Rodrigues dos Santos Júnior, de 18 anos, é um novo associado e já colhe os frutos do trabalho na cidade. “Mudou muita coisa pra mim depois que a cooperativa chegou em Porto Calvo. Tenho uma atividade digna e isso foi muito bom para mim e para a cidade, pois, vai gerar muitos empregos”, disse. Atualmente são dez associados em Porto Calvo, mas eles pretendem multiplicar esse número.

A Coopernorte começou com muitas dificuldades em Japaratinga, mas atualmente os associados já conseguiram comprar o primeiro caminhão para a reciclagem e já conseguiram abrir uma filial em Porto Calvo e alugaram um galpão na região central da cidade. Eles contam que em média cerca de 500 quilos de material são recolhidos por dia no município.

Ibelza Vanderlei Campos da Silva informou também que intermediou com a prefeitura de Porto Calvo uma capacitação com os garis do município e que vai fazer um trabalho de conscientização com os comerciantes e em todos os cerca de 10 mil domicílios da cidade. Eles reciclam materiais como: plástico, papelão, papel, vidro, metal, madeira, entre outros.