Meio ambiente

Riacho Copaoba fica poluído e vira esgoto a céu aberto em Japaratinga

Águas poluídas vão direto para o Rio Copaoba

Por Maurício Silva 14/08/2018 15h03
Riacho Copaoba fica poluído e vira esgoto a céu aberto em Japaratinga
Riacho poluído passa próximo a imóveis em Jaaparatinga - Foto: Isac Silva/7Segundos

O riacho Copaoba, que corta o turístico município de Japaratinga, na região Norte de Alagoas, está em uma situação degradante. O córrego que desagua no Rio Copaoba está poluído e vem incomodando os moradores da cidade. As águas sujas também cortam um manguezal. A cena chama a atenção das pessoas trafegam pela rodovia AL 101 Norte.

A situação se agrava nas proximidades da Rua Benedito Calaça, conhecida também como “Rua da Lama”, justamente por conta do esgoto que passa nas proximidades das residências. O mau cheiro afeta principalmente as crianças da localidade e o problema se agrava durante os períodos chuvosos.

A Prefeitura de Japaratinga recentemente fez um trabalho na localidade, mas o acumulo de lixo jogado pela população e o esgoto sem tratamento dificulta as coisas no riacho que desagua no Rio Copaoba. É comum ver crianças brincando próximo ao córrego poluído, o que aumenta o risco de doenças.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Santos Souza, disse que isso é um problema antigo. “Como a Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) não possui rede coletora, essa água do riacho fica acumulando e a gente não pode fazer muita coisa por conta das restrições ambientais do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), mas vamos estudar uma alternativa para solucionar o problema”, declarou.