Comunidade

Moradores de Maragogi sofrem com esgoto a céu aberto na comunidade do Aviário

Além disso, há quatro dias não chega água na localidade

Por Maurício Silva 13/08/2018 11h11
Moradores de Maragogi sofrem com esgoto a céu aberto na comunidade do Aviário
Esgoto a céu aberto é comum no Conjunto Santa Tereza Verzeri - Foto: Isac Silva/7Segundos

Os moradores do conjunto Santa Tereza Verzeri, às margens da AL 101 Norte, em Maragogi, sofrem há anos com o esgoto a céu aberto naquela comunidade. Além disso, os moradores estão há quatro dias sem água nas casas. A falta de saneamento básico também é uma queixa da população.

Conhecida também como Aviário, a comunidade abriga cerca de 800 pessoas, e a falta de tratamento do esgoto sanitário é um dos principais problemas enfrentados pela população. Os moradores não aguentam mais o odor, a proliferação de mosquitos e insetos. As encanações hidráulicas também são expostas junto ao esgoto.

“Aqui é um fedor grande, ninguém suporta mais. Não sabemos mais o que dizer. Desde que cheguei para morar aqui essa situação é a mesma[sic]”, disse a moradora Maria José da Conceição, de 66 anos. Os moradores alegam que o esgoto é ainda pior para as crianças, que além de todos os problemas a que são expostas ainda correm o risco de cair nas valas.

O 7Segundos entrou em contato com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa enviou uma nota sobre o esgoto e a falta de água na comunidade.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que encanadores já estão, na manhã desta segunda-feira (13), no conjunto Santa Tereza para averiguar o motivo da falta de água. Tão logo o problema seja detectado, ele será consertado. A Casal informa ainda que não possui rede coletora de esgoto nessa localidade. O esgoto que corre a céu aberto deve, portanto, ser comunicado aos órgãos ambientais e à Prefeitura, a quem compete fiscalizar e punir os infratores.

O portal também entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Maragogi, que informou que já foi feita a topografia da área e iniciou o projeto para resolver o problema no Conjunto Santa Tereza Verzeri e que a previsão é que as obras tenham início ainda nesse mês de agosto.