Meio ambiente

Esgoto a céu aberto é despejado no mar de Maragogi

Situação ocorre desde março desse ano; Casal faz obra para reverter situação

Por Maurício Silva 09/08/2018 16h04
Esgoto a céu aberto é despejado no mar de Maragogi
Esgoto a céu aberto vai direto para a praia de Maragogi - Foto: Isac Silva/7Segundos

Maragogi: sinônimo de praias lindas e natureza exuberante. Local que atrai turistas do mundo inteiro, em buscas das belezas naturais do segundo polo turístico de Alagoas. Mas nem tudo é tão perfeito quanto parece na orla marítima da cidade litorânea. Um esgoto a céu aberto é despejado diretamente no mar  que corta a região central da cidade.

O problema chama a atenção de turistas e nativos que transitam pela avenida Senador Rui Palmeira. A água suja vem conjunto Adélia Lira, uma região periférica e é despejada diretamente no mar de Maragogi. A situação preocupa moradores e o trade turístico.

Os empresários que possuem empreendimentos na orla marítima afirmam que o problema ocorre desde o mês de março, após fortes chuvas na cidade. Os comerciantes alegam que estão sofrendo prejuízo, pois o mau cheiro e a cena afastam os turistas dos estabelecimentos próximos, causando prejuízo.

O turista pernambucano Aldo Castro do Valle disse que ficou decepcionado com a cena. “É triste estar aqui em Maragogi e presenciar essa cena que é um mal para a natureza. Chega a ser revoltante isso aqui numa cidade tão bonita com essa”, declarou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos, disse que o problema será solucionado quando a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) concluir a obra de esgotamento sanitário no conjunto Adélia Lira, de onde está vindo o esgoto que é despejado na praia.

O secretário de municipal de Infraestrutura, Robério Veloso, frisou também que com as obras da Casal, e algumas da Prefeitura de Maragogi, o problema já diminuiu significativamente em relação aos esgotos que são despejados na praia. Ele disse que esse problema se agravou depois das chuvas recentes, mas que quando a Companhia concluir o serviço, o problema será resolvido.

O 7Segundos tentou contato diversas vezes com a assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento de Alagoas, mas ninguém atendeu nossas ligações.