Polícia

Mistério: homem é preso e morre após passar mal no CISP de São Luís

Familiares suspeitam que ele foi envenenado

Por Maurício Silva 27/07/2018 14h02
Mistério: homem é preso e morre após passar mal no CISP de São Luís
Ele foi preso acusado de estupro, de Porto Calvo, foi para São Luís e morreu - Foto: Arquivo/ Maurício Silva

Um mistério vem tomando conta dos municípios de Porto Calvo e São Luís do Quitunde, localizados na região Norte de Alagoas: um homem foi preso acusado de estupro e misteriosamente começou a passar mal na carceragem do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e morreu em uma unidade hospitalar. O caso aconteceu na última quarta-feira (25) e vem intrigando os moradores das duas cidades.

O homem, identificado como José Edson Martins Santos, de 30 anos, foi sepultado na manhã desta sexta-feira (27), em Porto Calvo. Familiares e amigos estão se perguntando qual a verdadeira causa da morte do homem que já foi cobrador de transporte complementar. O corpo de “Edi”, como ela era conhecido, só saiu do Instituto Médico Legal (IML), em Maceió, na quinta-feira (26) e chegou na cidade por volta das 23h da noite de ontem.

O tio do homem, José Adelson Santos Lopes, está achando o caso do sobrinho muito estranho. “Me falaram que ele simplesmente passou mal e veio a óbito. Mas o delegado de São Luís falou que ele teve um ataque epilético, mas ele nunca sofreu dessa doença. Um legista contou que tinha intoxicação no corpo, mas vamos esperar o laudo do IML para ver qual a real causa da morte do meu sobrinho, mas as coisas estão muito estranhas”, comentou. O laudo do IML só fica pronto depois de 30 dias.

José Adelson Santos Lopes disse que o sobrinho compareceu à delegacia de Porto Calvo normalmente. “Ele estava trabalhando quando foi chamado para comparecer à delegacia e quando chegou: foi logo recebendo o mandado de prisão. De Porto Calvo, foi transferido para São Luís e chegou lá morreu. É estranho que ninguém comunicou aos familiares que ele já tinha morrido. Já sabemos por meios de terceiros que conhecem pessoas do hospital de São Luís”, contou.

Flávio dos Santos Nascimento, 23 anos, primo da vítima, está indignado com o mistério. “Disseram que ele foi envenenado. A nossa pergunta é: como ele foi envenenado? Vamos aguardar o laudo do IML, mas esperamos que a justiça seja feita”, disse. O tio também quer saber o verdadeiro motivo da morte. “Se ele foi envenenado, queremos saber como ele foi envenenado e por quem, se de fato foi isso mesmo”, frisou José Adelson Santos Lopes.

Polícia Civil

O 7Segundos entrou em contato com a Polícia Civil de Porto Calvo e os agentes afirmaram que o homem saiu da cidade normalmente, não aparentava nenhum problema de saúde. Os agentes do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de São Luís do Quitunde confirmaram que o ele passou mal na carceragem e foi encaminhado para o hospital municipal.

Hospital

Os funcionários do Hospital Municipal José Augusto confirmaram que José Edson Martins Santos morreu na unidade hospitalar. Afirmaram também que a vítima não aparentava manchas de espancamento ou estrangulamento no corpo. Ele foi preso acusado de estupro a uma pessoa de 15 anos ainda em 2018 em Porto Calvo.