Geral

Cooperativa de catadores de Japaratinga cresce a abre filial em Porto Calvo

Coopernorte enfrentou muitas dificuldades, mas está prosperando

Por Maurício Silva 20/07/2018 15h03
Cooperativa de catadores de Japaratinga cresce a abre filial em Porto Calvo
Coopernorte vai abrir filial em Porto Calvo após êxito em Japaratinga - Foto: Cortesia ao 7Segundos

O lixo que vira dinheiro: foi com muitas dificuldades no início que surgiu a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do Litoral Norte (Coopernorte) em Japaratinga há seis anos e os associados agora estão crescendo e estão abrindo uma filial no histórico município de Porto Calvo.

Em Japaratinga, no litoral, a cooperativa conta com 20 associados e comercializa mais de sete toneladas de lixos recicláveis por mês nas cidades de Maceió e Recife-PE. No dia 9 de julho desse ano, os associados deram o pontapé inicial em Porto Calvo. Eles reciclam: plástico, papelão, papeis, ferro, vidro, metais, madeira, entre outros.

A presidente da Coopernorte, Ibelza Vanderlei Campos da Silva, de 43 anos, disse que no início teve muitas dificuldades. “Sou de Alagoas, mas cheguei de São Paulo e no começo de tivemos muitas dificuldades, muitas pessoas ainda não tinham noção de materiais recicláveis. Cair, levantei, endividei, quebrei novamente, mas hoje estamos de pé e chegamos em Porto Calvo e já vamos filiar 10 pessoas na cidade”, informou.

Ela está muito otimista com a chegada em Porto Calvo. “Recebemos um grande apoio da prefeitura e a cidade aqui é maior. Vamos iniciar um trabalho de porta a porta na cidade e esperamos prosperar em Porto Calvo. Nosso intuito é crescer e gerar emprego e renda em Porto Calvo”, frisou.