Comunidade

Sem-tetos invadem terreno de mais de 30 hectares de terra em Japaratinga

Cerca de 500 pessoas estão morando em imóveis de taipa

Por Maurício Silva 18/07/2018 15h03
Sem-tetos invadem terreno de mais de 30 hectares de terra em Japaratinga
Terreno em Japaratinga foi invadido há quatro meses por sem-teto - Foto: Isac Silva/7Segundos

Um verdadeiro e desorganizado conjunto habitacional está se formando às margens da rodovia AL 465, no turístico município de Japaratinga, região Norte de Alagoas. Cerca de 500 pessoas invadiram um terreno, que mede mais de 30 hectares de terra, e estão vivendo de maneira precária nos imóveis de taipa construídos desordenadamente.

A cena chama a atenção de quem trafega pela rodovia que liga um dos mais lindos litorais do Brasil: Japaratinga e também ao histórico município de Porto Calvo. Os sem-tetos estão vivendo na localidade há quatro meses, mas no local falta tudo: escola, Unidade Básica de Saúde, saneamento básico e outras coisas.

As pessoas que vivem na localidade improvisaram moradias de taipa e estão sobrevivendo à base da agricultura familiar. Eles alegam que não tem condições de comprar um imóvel e decidiram invadir o local para ter uma moradia. Macaxeira, coentro e batata doce são alguns dos produtos cultivados pelos moradores.

O líder da ocupação, identificado como Amaro dos Santos, o popular “Dôfi” disse que as pessoas decidiram invadir o local para ter uma moradia. “Aqui já tem cerca de 280 moradias e cerca de 500 pessoas, mas nem todos comparecem as reuniões. O proprietário da terra também não apareceu”, contou.

Os invasores também já fizeram uma planta de um futuro loteamento a ser construído na localidade. A terra invadida pelos sem-teto também fica próximo a uma localidade conhecida como “Sítio Cais”, que também foi invadida há anos atrás por pessoas que não tinham moradia fixa.

A invasão também já preocupa a Prefeitura de Japaratinga. “Aquilo é uma área particular, que foi invadida por pessoas, e isso dificulta ação do poder público. Se não tiver nada regularizado será muito difícil ser construídos escolas, postos de saúde, sanear a área. Será um grande problema futuro se não for resolvido”, disse o secretário de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Santos Souza.

O 7Segundos tentou contato com o proprietário da terra que foi invadida, mas até a publicação dessa matéria o dono do imóvel não retornou as ligações. O proprietário do terreno reside em Maceió.