Cultura

Porto Calvo anuncia julgamento de personagem mais polêmico do Brasil

Julgamento de Domingos Fernandes Calabar acontece no dia 22 de julho

Por Maurício Silva 09/07/2018 16h04
Porto Calvo anuncia julgamento de personagem mais polêmico do Brasil
Calabar foi morto e esquartejado em 1635 e será julgado no dia 22 de julho de 2018 - Foto: Arquivo/ Maurício Silva

Heroi ou traidor? Vilão ou idealista? Domingos Fernandes Calabar, o personagem mais polêmico da história do Brasil finalmente será julgado para sentenciar o seu papel de destaque do período holandês no país. A Secretaria de Cultura de Porto Calvo anunciou que no dia 22 de julho de 2018 o personagem vai a júri popular no fórum da cidade da região Norte de Alagoas.

O Julgamento de Calabar vai acontecer, às 10h da manhã do dia 22 de julho, exatamente na data de 383 anos da morte por enforcamento do polêmico personagem em Porto Calvo. A apreciação será feita especialmente no Fórum Domingos Fernandes Calabar, no Tribunal de Júri Dr. Alfredo Alves. O personagem já foi alvo de vários livros, documentários, estudos, e agora vai a júri.

O julgamento pós-morte terá o banco dos réus vazio e contará com a presença de autoridades do judiciário alagoano, pesquisadores, estudiosos, jornalistas e outras pessoas que formarão o corpo de júri de 13 pessoas para selar o veredito de Calabar na história do Brasil, Holanda e Portugal.

Já estão confirmados para o julgado o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Ney Costa Alcântara de Oliveira (juiz do caso); a acusação ficará por conta do promotor Geraldo Magela, sendo auxiliado pelo advogado e sociólogo Rodrigo Leite; a defesa de Calabar ficará sob a liderança do advogado José Ailton Tavares, sendo auxiliado pelo advogado Ney Pirauá.

O corpo de jurados será formado por 13 pessoas entre elas já estão confirmados os jornalistas Ênio Lins e Maurício Silva; o historiador Douglas Apratto; o escritor Severino Ramos Barbosa; o professor Valdomiro Rodrigues, entre outras personalidades que vão marcar presença no julgamento que já está conhecido como o “Julgamento da História”.

A secretária municipal de Cultura, Maria Terezinha de Oliveira Silva, está muito otimista com a realização do evento. “Será um grande marco na história de Alagoas esse julgamento de Calabar aqui em Porto Calvo. O polêmico personagem será julgado e a expectativa para o resultado será enorme”, declarou.

Um pouco de Calabar

A figura polêmica de Domingos Fernandes Calabar é o personagem mais importante do período Holandês no Brasil. Ele foi taxado de traidor na época por ter desertado do lado português para o holandês. Calabar foi preso em uma emboscada em julho de 1635 e acabou sendo enforcado e teve o corpo esquartejado pelas ruas históricas de Porto Calvo. No século XX, alguns historiadores passaram a considera-lo heroi por ter tido a visão que o domínio holandês seria melhor para o Brasil. Heroi ou traidor? O resultado é dia 22 de julho de 2018.