Geral

Base do Samu em Maragogi faz apelo para evitar trotes

Unidade de Suporte Básica atende há quase oito anos na cidade litorânea

Por Maurício Silva 19/06/2018 16h04
Base do Samu em Maragogi faz apelo para evitar trotes
Equipe do Samu faz apelo para evitar trotes - Foto: Isac Silva/7Segundos

A equipe da Unidade de Suporte Básica (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Maragogi, na região Norte de Alagoas, faz um apelo para evitar trotes ao serviço médico que atende as pessoas em casos de emergência. O 7Segundos foi até a base nesta terça-feira (19) e conversou com os profissionais sobre o problema.

A coordenadora da USB de Maragogi, Adriely Albuquerque, frisou que para solicitar o atendimento do Samu o cidadão deve ligar exclusivamente para o número 192. Ela recomendou que o cidadão fale exatamente o local onde está ocorrendo o caso para facilitar e agilizar o atendimento.

Mas, Adrielly Albuquerque e a equipe do Samu em Maragogi estão preocupados com os trotes. “Os trotes chamam a atenção e deixa a gente triste. Às vezes desloca uma viatura e quando chega ao local é um trote. Às vezes algumas pessoas estão precisando de atendimento e uma equipe recebe um trote”, disse a coordenadora.

Adrielly Albuquerque informou que a Unidade de Suporte Básica atende em média 60 ocorrências por mês. Ela comunicou também que a maioria dos trotes são feitos por pessoas adultas. Além de Maragogi, a USB também atende o município de Japaratinga. Em setembro a base localizada às margens da AL – 101 Norte, comemora oito anos em Maragogi. 

No mês de agosto do ano passado em Alagoas, de 38.359 ligações, 24.624 (64,19%) foram trotes, mas esse percentual já chegou a mais de 80%. O supervisor-geral do órgão, Dárbio Alvim, ainda considera o número alto, pois o trote é uma das principais dificuldades do serviço.