Meio ambiente

Governo de Alagoas lança programa de reflorestamento "Planta, Alagoas"

Também será assinado um convênio com o Sebrae para capacitar os catadores de reciclados de 14 cooperativas

Por Agência Alagoas 07/06/2018 16h04
Governo de Alagoas lança programa de reflorestamento 'Planta, Alagoas'
Proposta é reflorestar as matas ciliares nos próximos quatro anos. - Foto: Agência Alagoas

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho e o Governo de Alagoas, por meio  da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), comemora os avanços nesta área com uma série de atividades que acontecem nesta sexta-feira (8), a partir das 9h, no salão Aqualtune, no Palácio do Governo, no Centro, e contará com a participação do governador Renan Filho.

O primeiro evento será o lançamento do Programa “Planta, Alagoas”. Sua proposta é reflorestar as matas ciliares nos próximos quatro anos. A Semarh irá doar um milhão de mudas aos municípios. Esse trabalho será efetivado pelo Governo do Estado, prefeituras e fiscalizado pelos Comitês de Bacias Hidrográficas de Alagoas.

Em seguida, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente cede um veículo à Associação dos Comitês de Bacia Hidrográfica de Alagoas. Sua finalidade é contribuir efetivamente nos cumprimentos das ações dos comitês para recuperação e preservação das bacias no Estado.

Ainda durante a solenidade, o titular da Semarh, o secretário Alexandre Ayres, assina o convênio de apoio aos catadores de reciclados junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O projeto contempla 14 cooperativas de catadores que atuam em Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Piranhas, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, São Miguel dos Campos, Campo Alegre e Coruripe.

Nas dez cidades serão executadas capacitações para melhorias nos âmbitos profissional e pessoal, pretendendo assim ampliar o poder de atuação das cooperativas, além de manter o incentivo da gestão adequada dos resíduos sólidos.

Homenagem

O encerramento de 100% dos lixões em Alagoas também faz parte da programação. Os prefeitos receberão uma homenagem da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos pelo cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) após o planejamento da Semarh iniciado em 2015.

Segundo o secretário Alexandre Ayres, todas estas ações demonstram o fortalecimento da gestão ambiental em Alagoas nos últimos quatro anos.