Comunidade

Casamento comunitário une 31 casais em Matrimônio em Porto Calvo

Diante de Deus e da Igreja eles disseram SIM, na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação

Por Assessoria 28/05/2018 16h04
Casamento comunitário une 31 casais em Matrimônio em Porto Calvo
Casamento aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação - Foto: Assessoria

Diante de Deus e da Igreja, 31 casais se uniram em Matrimônio, na manhã do último domingo (27). Os noivos disseram SIM na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, sede da paróquia primaz de Alagoas, em Porto Calvo, setor Norte da Arquidiocese de Maceió. O templo ficou pequeno pra tanta gente que foi prestigiar os nubentes.

A iniciativa partiu do padre José Fernando Jerônimo, administrador da referida paróquia e contou com a colaboração da comunidade e de grupos da igreja. Os noivos se prepararam durante três meses para receberem o sacramento do Matrimônio. A cerimônia foi abrilhantada pelo Coral Nossa Senhora da Apresentação (CONSA).

A igreja estava decorada com flores brancas e amarelas. E é claro que o bolo não poderia faltar na ocasião. A Renovação Carismática pensou e executou tudo com muito carinho, para que os noivos tivessem um casamento inesquecível.

Durante sua homilia, o padre Fernando destacou a importância de renovar o compromisso matrimonial todos os dias. “O casamento é como um jardim: precisa de chuva, sol, e uma terra boa. Se vocês não tiverem o diálogo, o respeito e principalmente o amor, o casamento morre sem chuva, sem terra e sem sol, pois para que a união prevaleça, é preciso renovar os votos de compromisso todos os dias”.

Clebson e Silvana estão juntos há 17 anos e têm três filhos. Eles não deixaram a oportunidade passar e receberam com muita alegria o matrimônio. “Estou muito contente, pois a gente tinha vontade de casar, mas as condições não permitiam. Por isso quando tivemos a oportunidade, não pensamos duas vezes”, disse a noiva. “Agora nos sentimos mais completos, mais felizes. Agora a expectativa é de ter uma vida mais abençoada por Deus”, contou Clebson.

O casal ainda elogiou a cerimônia e revelou que aprendeu muita coisa sobre a igreja, durante o curso de preparação para o matrimônio, ministrado pelo padre Fernando.

O Sacramento do Matrimônio
Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "Deus, que é amor e criou o homem por amor, chamou-o a amar. Criando o homem e a mulher, chamou-os no Matrimónio a uma íntima comunhão de vida e de amor entre si, assim, eles não são mais dois, mas uma só carne" (Mt 19,60). Ao abençoá-los, Deus disse-lhes: "Sede fecundos e multiplicai-vos" (Gn 1,28).

O matrimónio é definido pelo Código de Direito Canónico como sendo "o pacto pelo qual o homem e a mulher constituem entre si o consórcio íntimo de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre batizados foi elevado por Cristo nosso Senhor à dignidade de sacramento. Pelo que, entre batizados não pode haver contrato matrimonial válido que não seja, pelo mesmo facto, sacramento." (cânon 1 055).

É, portanto, um dos sete sacramentos da Igreja, que estabelece uma santa e indissolúvel união entre um homem e uma mulher, e lhes dá a graça de se amarem, multiplicarem e educarem os seus filhos na fé da igreja.