Meio ambiente

Semarh vai lançar plano para plantio de um milhão de mudas

Ação faz parte do fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas

Por Agência Alagoas 02/05/2018 14h02
Semarh vai lançar plano para plantio de um milhão de mudas
Anuncio foi feito durante reunião na Associação dos Municípios Alagoanos - Foto: Agência Alagoas

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vai lançar, em 6 de junho, um plano para o reflorestamento das matas ciliares. A ação faz parte do fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas em Alagoas.

A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (2) pelo titular da Semarh, o secretário Alexandre Ayres, durante uma reunião com secretários de Meio Ambiente, bem como com os presidentes dos Comitês de Bacia, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA)

O planejamento, segundo o secretário, é plantar um milhão de mudas nos próximos quatro anos. Neste contexto, cada órgão terá de desempenhar a sua atribuição, evitando assim que somente um agente se encarregue de todas as responsabilidades.

“A Semarh vai distribuir as mudas e os municípios terão a incumbência de realizar o plantio. Já os comitês de bacia terão a responsabilidade de monitorar e acompanhar todo este trabalho”, declarou o secretário.

De acordo com Alexandre Ayres, o Governo de Alagoas atuou numa frente para reativar os comitês de bacia e um novo passo está se consolidando.

Já estão ativos os comitês da Região Hidrográfica do Complexo Estuarino Lagunar Maundaú-Manguaba (CBH CELMM); do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Pratagy (CBH Pratagy); da Região Hidrográfica do São Miguel; da região Hidrográfica do Coruripe; e da Bacia Hidrográfica do Piauí.

Presente à reunião, a presidente do comitê de bacia do Rio Piauí, Elza Messias, destacou que os trabalhos têm avançando com frequência. “É fundamental a manutenção deste apoio da Semarh desde a reativação dos comitês. Alagoas é um dos poucos estados que conseguiu este feito. Com esta notícia do plantio das mudas, fica mais evidente o interesse na proteção aos recursos hídricos”, complementou Elza.

Representando o Ministério Público Estadual, o promotor Alberto Fonseca, destacou que o órgão seguirá atuante na fiscalização das políticas protetivas ao meio ambiente.