Saúde

Porto Calvo divulga calendário de vacinação contra gripe

Grupos alvos da campanha já podem comparecer aos postos de saúde

Por Assessoria 26/04/2018 16h04
Porto Calvo divulga calendário de vacinação contra gripe
Prefeitura de Porto Calvo divulga calendário de vacinação - Foto: Assessoria

A Secretaria de Saúde do município de Porto Calvo, na região Norte de Alagoas, divulgou o calendário de vacinação contra a gripe. A vacina de prevenção contra a influenza também já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacinação na histórica cidade iniciou neste dia 25 de abril e segue até o dia 1º de junho.

O calendário divulgado pela Secretaria de Saúde de Porto Calvo deixou definido os dias dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe. De 25 de abril a 4 de maio, as crianças de seis meses até quatro anos de idade podem se dirigir as dez postos de saúde de Porto Calvo para se prevenir contra a gripe.

No período de 7 a 11 de maio, é a vez das gestantes e puérperas (mulheres com até 42 dias após o parto); de 14 a 18 de maio é a vez dos idosos, pessoas com 60 anos ou mais; de 21 a 25 de maio, pessoas com doenças crônicas como diabetes, asma, artrite e reumatoide; de 28 de maio a 1º de junho é a vez dos professores e profissionais de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o a influenza, H1N1 e o H3N2.

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. As manifestações, segundo o governo, são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas.