Litoral

[Vídeo] Aniversário de Porto Calvo tem Devinho Novaes e Samyra Show

Cidade comemora hoje 382 anos; conheça a história do município

Por 7Segundos 11/04/2018 10h10
[Vídeo] Aniversário de Porto Calvo tem Devinho Novaes e Samyra Show
Hoje e amanhã haverá programação em comemoração aos 382 anos da cidade - Foto: Divulgação

A cidade de Porto Calvo comemora nesta quarta-feira (11), 382 anos de existência e a Prefeitura local preparou uma série de atrações para nativos e turistas.  Um grande show aberto ao público está marcado para às 22h de hoje. Com apenas 33 anos, o jovem prefeito, David Pedrosa (MDB) falou com exclusividade ao 7Segundos sobre as mudanças implantadas em sua gestão e o sonho de uma cidade mais próspera.

Pedrosa
Natural de Porto Calvo, David conta que dirigir a cidade tem sido mais difícil do que ele esperava. “Quando a gente está de fora acha que dá para fazer muitas coisas, mas quando assumimos a gestão de uma cidade percebemos a dificuldade que é administrar. Dependemos muito de recursos federais e estaduais, e também dos tributos da população[sic]," conta o gestor.

Tributos
Mas apesar das dificuldades, Pedrosa lembra que desde a posse, sua administração já avançou muito. “Em um ano e três meses a Prefeitura realizou a pavimentação de 23 ruas e reformou o matadouro - único que funciona na região Norte de Alagoas. Amanhã serão inaugurados o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e a Unidade de Acolhimento. A Secretaria da Educação também foi reformada, depois de quase uma década sem manutenção no prédio[sic],” comemora.

O prefeito lembra que existe um comportamento cultural na cidade de não pagar tributos municipais e que ele tem trabalhado e feito campanhas para conscientizar a população. “Com esse dinheiro podemos realizar obras como calçamento, creche, escola. Muito amigos meus, parentes não tinham o costume de pagar IPTU, então eu brinco em casa: Já pagou? Pagando vai melhorar a qualidade de vida dos portocalvenses, mas acredito que o recado foi dado,” alerta o chefe do Executivo Municipal.

Pedrosa revelou que ainda que a cidade possui cerca de dez mil residências, mas que em 2017 arrecadou somente R$ 39 mil. O valor poderia chegar a R$ 1 milhão. O mesmo acontece com as conranças de água encanada e saneamento básico.

Futuro
Para o prefeito, a solução definitiva de levar a cidade ao progresso é a chegada de indústrias. “Não digo trazer 10, 15 indústrias, mas se a gente conseguir trazer quatro ou cinco que gere 500, 600 empregos, vai melhorar muito o comércio em Porto Calvo[sic].”

História
O gestor também aposta na história da cidade para atrair turistas e movimentar o comércio. Uma das cidades mais antigas de Alagoas, ao lado de Penedo, Porto Calvo foi habitada primeiro por portugueses e a história de Domingues Fernandes Calabar ainda atrai a atenção dos visitantes.

Calabar foi um senhor de engenho nascido na capitania de Pernambuco e proprietário de terras alagoanas. Ele lutou durante a invasão dos holandeses em terras nordestinas. Considerado por muito como um traidor, Calabar iniciou a guerra ao lado de líderes lusitanos, mas acabou enfrentando os soldados portugueses, lutando ao lado dos holandeses.

Em 22 de julho de 1535, ele foi capturado no forte de Porto Calvo, onde hoje funciona o hospital da cidade. Acabou enforcado, degolado e esquartejado. Na praça onde tudo aconteceu, estátuas representam os últimos momentos de Calabar. A cidade é tão ligada ao seu passado que a Prefeitura funciona em um prédio histórico que serviu como delegacia no século passado.

Atrações
Comemorando seus 382 anos de existência, Porto Calvo sediará um grande evento musical que começa às 22h de hoje. São atrações os cantores Devinho Novaes, Samyra Show e a banda Muleks.com. A programação deve ser encerrada somente às 4h da madrugada de quinta-feira (05). Os shows acontecem em praça pública e serão abertos ao público.

Assista vídeo:

Dia 12

5h Alvorada de Fogos – Prefeitura
7h Hasteamento das Bandeiras – Prefeitura
9h Missa Solene – Igreja Matriz

Inaugurações e entregas
11h
Caps ADIII – Oscar Cunha
Unidade de Acolhimento – Oscar Cunha
Reforma do Matadouro Público – Mangazala
Estatua do Calabar – Entrada da cidade
Totem: PORTO CALVO – Entrada da cidade
Restauração do Memorial Calabar – Hospital Municipal
Reforma do prédio da Secretaria Municipal de Educação – Rua Granja Conceição
Nova seda da Biblioteca Pública Municipal – Rua Guedes de Miranda
Calçamento da Rua do Oiti – Oiti
Restauração do Praça do Marco Zero – Varadouro
Entrega Ambulância Samu – Varadouro
Entrega Ambulância Municipal – Varadouro
Entrega dois veículos modelo picape – Varadouro
Carro da Segurança Municipal – Varadouro
Doação de 192 terrenos – Varadouro

Progamação esportiva e de lazer
5h Corrida de Porto Calvo Masculino – Fazenda São Gonçalo / Prefeitura
5h Corrida de Porto Calvo Feminino – Posto Cajá / Prefeitura
6h Corrida de Porto Calvo INFANTIL – Comercial Andrade / Prefeitura
7h Corrida da Ladeira do Carrasco
11h Passeio Ciclístico – Igreja Matriz
12h Gincana 12 de Abril – Praça Apolinário de Gusmão
14h Feira Multissetorial – Centro – Zé Glauco do Forró