Geral

Municípios do Litoral Norte do Estado pedem apoio técnico ao Iteral

A equipe fará visita à Fazenda Cordélia, situada entre Paripueira e Barra de Santo Antônio, que possui estudos para a instalação de estações coletoras de petróleo e gás

Por Agência Alagoas 04/04/2018 18h06
Municípios do Litoral Norte do Estado pedem apoio técnico ao Iteral
O Iteral foi procurado pelos gestores municipais, que visam o crescimento econômico na região - Foto: Agência Alagoas

As prefeituras municipais de Paripueira e Barra de Santo Antônio solicitaram apoio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) para a execução de um levantamento técnico de georreferenciamento na Fazenda Cordélia, que encontra-se na divisa entre os dois municípios do Litoral Norte alagoano.

Conforme estudos realizados em anos anteriores, existe a possibilidade da instalação de estações coletoras de petróleo e gás, inclusive, uma empresa contratada já cavou o poço na propriedade. Agora, os municípios querem investir na pesquisa, extração e ampliação do desenvolvimento econômico.

“Nós queremos contar com o apoio técnico do Iteral para fazer a medição da área e identificar os limites territoriais. Isso tem uma importância muito grande, afinal de contas, vivemos de uma arrecadação pequena em nosso município e, como nós temos essa identificação de uma válvula de petróleo, poderíamos ver um meio de olhar a localidade e a possibilidade de o município pleitear os royalties e receber os recursos financeiros”, destacou Alexandre Mendonça, vice-prefeito de Paripueira.

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, atendeu ao pedido dos gestores e informou que uma equipe fará a visita à fazenda ainda esse mês, sendo necessário o acompanhamento dos representantes de todos os confrontantes territoriais. “Estamos sempre à disposição para ajudar os municípios, principalmente, quando a nossa ação contribuirá para o desenvolvimento do Estado de Alagoas”, exaltou.

Com o trabalho de georreferenciamento é possível fazer o mapeamento do imóvel rural, com suas dimensões e posicionamento geográfico, identificar os recursos naturais e benfeitorias aplicadas; além de realizar avaliações em casos de desapropriação.