Cultura

Porto Calvo inicia restaurações do Memorial Calabar e do Porto das Barcaças

Praça do Marco Zero também será revitalizada pela Prefeitura Municipal

Por Maurício Silva 16/03/2018 16h04
Porto Calvo inicia restaurações do Memorial Calabar e do Porto das Barcaças
Praça do Marco Zero começou a ser restaurada - Foto: Assessoria

Três importantes pontos turísticos do histórico município de Porto Calvo, na região Norte de Alagoas, já estão sendo restaurados: o Memorial Calabar, a Praça do Marco Zero, e Porto das Barcaças. Os trabalhos iniciaram essa semana e a expectativa do governo municipal é que os monumentos estejam prontos para a inauguração no dia 12 de abril, data do aniversário de 382 anos da cidade.

O Memorial Calabar, a Praça do Marco Zero e o Porto das Barcaças são importantes monumentos no município. As estatuas foram alvos de vandalismo e acabou afastando os visitantes dos locais. Diversas estatuas estavam quebradas no três pontos turísticos da cidade. Os monumentos foram criados em 2012 pelo artista Manoel Claudino, mas nunca foram sequer inaugurados. O poder público não colocou nem vigilância e muito menos câmeras desde 2012.

A secretária municipal de Cultura, Maria Terezinha de Oliveira Silva, está entusiasmada com a restauração. “No ano que Porto Calvo comemora 382 anos de elevação à vila, temos a honra de ver a preocupação do prefeito David Pedrosa no que se refere a cultura do município. O trabalho de restauração de praças e monumentos que embelezam a cidade já começou. Isso só fortalece o potencial histórico da cidade, atraindo turismo para gerar emprego e renda”, destacou.

O artista plástico Manoel Claudino voltou para a cidade para liderar a restauração dos monumentos. As estatuas foram todas danificadas: desde o Calabar, Guedes de Miranda, Zumbi dos Palmares, entre tantos outros personagens e cenários que estão nos três pontos turísticos da mais antiga freguesia de Alagoas. Além disso, uma estatua de Calabar, de aproximadamente cinco metros, vai ser colocada na entrada da cidade.

OUTROS LOCAIS

Porto Calvo possui outros locais de visitação turística como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, datada de 1610; o Espaço Cultural Professor Guedes de Miranda; a antiga Casa da Cultura; o caudaloso Rio Manguaba; o Forte Bass. Entre muitos engenhos do Período Holandês.