Educação

Histórias de superação de barreira de gênero e raça em exibição

O filme ‘estrelas além do tempo’ foi exibido em alusão às comemorações do dia 8 de março

Por Assessoria 10/03/2018 11h11
Histórias de superação de barreira de gênero e raça em exibição
Painel da Mulher foi montado no Ifal-Maragogi - Foto: Assessoria

A história de três mulheres que superaram barreiras de gênero e raça para se tornarem cérebro em operações espaciais dos Estados Unidos serviu de reflexão para estudantes Instituto Federal de Alagoas, campus Maragogi. O filme ‘estrelas além do tempo’ foi exibido em alusão às comemorações do dia 8 de março.

“Queremos conscientizar os estudantes e demais pessoas da comunidade interna sobre essa temática do empoderamento da mulher, em especial da mulher negra, que luta por espaço na sociedade”, declarou a técnica de Enfermagem Chrisjacele de Araújo. No filme, o trio feminino enfrenta preconceito para ascender à hierarquia da Nasa, agência espacial americana.

Em frente ao auditório do campus Maragogi, as estudantes Isadora Marques Ladislau e Amanda Rafaela montaram um painel com notícias sobre violência contra mulher. Agressão física, verbal e estupros estão na lista de crimes de que as mulheres são vítimas no Brasil e em outros países.

“Esses casos chocam bastante a gente, como o que aconteceu com as estudantes de Satuba, que foram abusadas. É algo que pode até se repetir com outras mulheres. Quando a gente sabe o que está acontecendo na sociedade e se cala, não vale coisa alguma”, afirmou Isadora, que cursa o 3º ano de Hospedagem. Duas estudantes do Ifal, campus Satuba, foram vítimas de violência sexual após pegarem carona para casa, em fevereiro deste ano.