Política

Cícero Cavalcante se consolida como maior liderança da região Norte

Ex-prefeito é o maior vitorioso das eleições 2020

Por 7Segundos 17/11/2020 08h08 - Atualizado em 17/11/2020 15h03
Cícero Cavalcante se consolida como maior liderança da região Norte
Fernanda, Flávia, Renan Filho, Cícero Cavalcante e Fernando em encontro - Foto: Reprodução / Instagram

O ex-prefeito dos municípios de Matriz de Camaragibe e São Luís do Quitunde, Cícero Cavalcante, se consolidou como a maior liderança política da região Norte de Alagoas e são os próprios resultados do pleito eleitoral desse ano que referendam o título. O ex-deputado estadual é considerado politicamente o maior vitorioso das eleições 2020. Além disso, ele tem ótimo trânsito no governo estadual e em Brasília.

Particularmente, a vitória mais festejada por Cícero Cavalcante foi em Matriz de Camaragibe. Inicialmente, o ex-prefeito pretendia disputar o cargo de prefeito, mas depois recuou e lançou o filho Fernando Cavalcante (MDB). O jovem candidato sagrou-se vitorioso com 7.342 votos (54,52%).

A vitória de Fernando Cavalcante em Matriz de Camaragibe foi ainda mais celebrada por Cícero Cavalcante por conta que seu filho venceu Otávio Henrique (PSC), que é filho do ex-prefeito Marquinhos, que estava liderando politicamente a cidade nos últimos oito anos. Vale lembrar que Doda Cavalcante também já foi prefeita de Matriz de Camaragibe.

Em São Luís do Quitunde, a vitória de Fernanda Cavalcante (MDB), já era esperada por Cícero Cavalcante. A prefeita reeleita tem uma das melhores avaliações de Alagoas. Cícero Cavalcante foi prefeito da cidade por duas oportunidades. A atual gestora vai para o segundo mandato após ser a pessoa mais votada de toda a região Norte com 10.546 votos.

Cícero Cavalcante também teve forte influência em 2018 para a volta da sua filha, Flávia Cavalcante (PRTB), para a Assembleia Legislativa. Flávia conseguiu ser eleita deputada estadual novamente, sendo muito bem votada na região Norte. Ela é esposa do vereador reeleito por Maceió, Kelmann Vieira (Podemos). Ele atualmente é o presidente da Câmara da capital alagoana.

O que contribui ainda mais para Cícero ser a maior liderança da região Norte é que seus “rivais” não obtiveram êxito como ele. Abrahão Moura (DEM) conseguiu se eleger prefeito de Paripueira novamente, mas a esposa Emanuella Moura (DEM) perdeu a reeleição na Barra de Santo Antônio. Abrahão Moura tem a filha Cibele Moura (PSDB) como deputada estadual.

O ex-prefeito de Maragogi, Marcos Madeira (MDB), que já disputou o cargo de maior liderança com Cícero Cavalcante, saiu sem força no pleito de 2020. Além de perder para deputado estadual em 2018 (Flávia Cavalcante venceu), Madeira sofreu uma grande derrota em Maragogi para o rival político, o prefeito reeleito Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP).

Cavalcante provou uma velha máxima da política: para ser líder, não precisa exatamente exercer mandato. No momento na região Norte não tem uma força maior que Cícero Cavalcante, mas ele não pretende estacionar. Cícero Cavalcante deseja entrar politicamente em outra importante cidade da região, e o pleito de 2020 deixou o caminho aberto para ele em 2024.