Maragogi

Maragogi realiza primeira audiência pública de revisão do Plano Diretor

Esta é a primeira etapa do processo que vai culminar na principal lei urbanística do município

Por 7Segundos 20/10/2020 15h03
Maragogi realiza primeira audiência pública de revisão do Plano Diretor
Maragogi realiza primeira audiência pública de revisão do Plano Diretor - Foto: Cortesia

No início da noite da última segunda-feira (19), foi realizado no município de Maragogi, no litoral Norte de Alagoas, a primeira audiência pública de revisão do Plano Diretor, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Dr. José Jorge de Farias Sales, no Centro da cidade litorânea. Com um público de diversos segmentos de Maragogi, temas como saneamento, habitação, meio ambiente, mobilidade e muitos outros foram abordados em cerca de duas horas do evento.

A apresentação do diagnóstico foi conduzida por Lauanna Campagnolo, arquiteta e urbanista da Geo Brasilis, empresa contratada para a revisão do Plano Diretor. O diagnóstico técnico abordou as principais questões territoriais do município. Após a apresentação, os participantes puderam endereçar à mesa algumas sugestões, dúvidas ou contribuições pertinentes ao conteúdo apresentado.

Para permitir uma ampla participação, o evento contou com a transmissão pelo YouTube, e demandas dos internautas foram encaminhadas através do canal ou pelo WhatsApp. Além de Lauanna, os secretários municipais e técnicos presentes puderam responder as perguntas e elucidar outras questões levantadas pelas contribuições dos participantes. Para quem não pode participar, a transmissão do evento está gravada no canal da empresa Geo Brasilis, no Youtube.

Plano Diretor – é o documento utilizado como referência para as políticas de desenvolvimento do município. A Lei Federal nº 10.257/2001 (Estatuto da Cidade) estabelece o Plano Diretor como requisito obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes. As discussões devem ser feitas em audiências públicas com todos os setores da sociedade, além dos técnicos responsáveis pelo projeto. O texto final segue em formato de projeto de lei para que seja apreciado pelos vereadores e, posteriormente, aprovado e sancionado pelo prefeito.