Política

Ex-prefeito Kaika desiste de candidatura em Porto Calvo

Ministério Público Eleitoral tinha pedido a cassação do registro de candidatura do político

Por 7Segundos 08/10/2020 17h05 - Atualizado em 08/10/2020 18h06
Ex-prefeito Kaika desiste de candidatura em Porto Calvo
Ex-prefeito Kaika desiste de candidatura em Porto Calvo - Foto: Reprodução / Facebook

Depois que o Ministério Público Eleitoral pediu no dia 24 de setembro a cassação do registro de candidatura do ex-prefeito de Porto Calvo, Carlos Eurico Leão e Lima “Kaika” (PSD) com base na Lei da Ficha Limpa, o próprio político renunciou nesta quinta-feira (8) a candidatura ao cargo de prefeito.

Kaika apresentou a renuncia de candidatura ao cargo de prefeito de forma irrevogável na 14ª Zona Eleitoral. O Ministério Público Eleitoral informou na ação de impugnação ao registro de candidatura que Carlos Eurico Leão e Lima foi condenado pelo TRF5 pelos crimes de corrupção passiva, antigo quadrilha ou bando e apropriação de recursos públicos (Decreto-Lei 201/67).

O Ministério Público Eleitoral também argumentou na ação que Kaika teve os direitos políticos suspensos por seis anos em consequência da decisão transitada em julgada em consequência da Operação Gabiru (deflagrada em maio de 2005).

Também nesta quinta-feira (8) o Diretório Municipal Partido Social Democrático (PSD) deliberou pela substituição da candidatura do ex-prefeito por Carla Maiara da Silva Santos, que é esposa de Carlos Eurico Leão e Lima. A candidata a vice-prefeita Maria José de Melo “Mariinha” permanece com a mesma função na chapa majoritária.

O 7Segundos entrou em contato e ele confirmou a desistência. “Achei melhor colocar a minha esposa Carla Maiara”, afirmou.