Serviços

Instituto de Identificação volta funcionar no interior de Alagoas

Unidades de Porto Calvo e Matriz de Camaragibe retornaram com protocolo sanitário

Por 7Segundos 05/10/2020 14h02 - Atualizado em 05/10/2020 14h02
Instituto de Identificação volta funcionar no interior de Alagoas
Em Porto Calvo, existe protocolo sanitário e sem aglomeração - Foto: Maurício Silva

Fechados há seis meses devido a pandemia do novo coronavírus, a rede de postos do Instituto de Identificação do interior de Alagoas voltou a funcionar em sua totalidade nesta segunda-feira (5). O retorno das atividades nas unidades aconteceu após publicação de decreto estadual nº 71.258, que flexibilizou o Protocolo Sanitário de Distanciamento Social Controlado de Alagoas. Na região Norte, voltaram as unidades de Porto Calvo e Matriz de Camaragibe.

Além de Porto Calvo e Matriz de Camaragibe, voltaram a funcionar os postos nos municípios de Arapiraca, Batalha, Cacimbinhas, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Inhapi, Lagoa da Canoa, Murici, e Olho D′Água das Flores. Também foram reabertos os postos em Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, Pilar, Piranhas, Porto Real do Colégio, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Sebastião, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa.

Durante toda a semana passada, os postos passaram por adequações de segurança e de prevenção ao coronavírus em sua estrutura até o dia da reabertura. Os colaboradores responsáveis pelos atendimentos também receberam orientações de como proceder no acolhimento dos usuários dos serviços oferecidos pelo órgão nesse novo normal.

A reabertura dos postos está condicionada a algumas leis e protocolos pós-pandemia que deverão ser respeitadas, como o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras, como também o uso de álcool 70% ou em gel. Mas, a principal mudança será a obrigatoriedade do agendamento eletrônico para o atendimento presencial.

O agendamento para os postos do interior do Estado será realizado através de um link disponibilizado no site da Perícia Oficial do Estado de Alagoas. Os interessados deverão acessar o endereço www.periciaoficial.al.gov.br e clicar na opção agendamento interior.

A chefe administrativa do Instituto de Identificação, Shirley Araújo, explicou que o agendamento funcionará em um link diferente da capital, e as vagas serão disponibilizadas por períodos semanais. Ou seja, o agendamento eletrônico abrirá no domingo com as vagas disponíveis para a semana.

O horário de atendimento presencial para solicitação, tanto da primeira como segunda via da carteira de identidade acontecerá das 8h às 16 horas. O horário das 16h às 17h será destinado apenas para a entrega das carteiras de identidade que já estejam prontas.