Educação

Japaratinga prorroga aulas remotas na Rede Municipal após investimentos em internet

Com a expansão do Escola Conectada, a Prefeitura de Japaratinga superou as metas propostas pela Secretaria Municipal de Educação

Por 7Segundos, com Assessoria 28/09/2020 07h07 - Atualizado em 28/09/2020 07h07
Japaratinga prorroga aulas remotas na Rede Municipal após investimentos em internet
Japaratinga prorroga aulas remotas na Rede Municipal após investimentos em internet - Foto: Assessoria

Por causa da suspensão das aulas, a Rede Municipal de Japaratinga mudou a rotina de estudos com o uso da plataforma de conteúdo on-line e a elaboração de atividades pedagógicas, que é entregue em casa, para cada criança matriculada. Com a expansão do Escola Conectada, a Prefeitura de Japaratinga superou as metas propostas pela Secretaria Municipal de Educação (Semej) para manter o ensino, mesmo à distância, com o uso de recursos para democratizar o acesso à internet. Com isso, o Governo Federal destinou um valor estipulado para que cada diretor insira tecnologias digitais na educação básica.

No relatório de monitoramento, 61% dos estudantes estavam conectado nas aulas remotas, o que representa mais de 1500 alunos em toda Rede Municipal de Ensino. Cada estudante é aconselhado a realizar as atividades pedagógicas para estimular, despertar e continuar a frequência de estudos e leitura. Todo o material está à disposição por meio de plataformas digitais. Para realizar as atividades é necessário que o responsável planeje uma rotina com horário e orientações para a criança fazer a tarefa. Os pais e alunos aprovam a plataforma de conteúdo.

O Prefeito de Japaratinga, Klever Júnior Loureiro, comemora o investimento na educação que levou incentivo para cada professor nas aulas online. “Essa foi a peça chave para manter o bom desempenho do ensino em nossa Japaratinga. Segundo os dados, ainda há 600 estudantes fora das aulas remotas, mas já estamos fazendo o possível para levar o conteúdo para casa deles. Outra iniciativa que precisamos comemorar é que nós ultrapassamos o último resultado do IDEB em comparação com dados nacionais. Japaratinga é o nosso orgulho. Nós demos grande passos, e já planejamos outros”, disse.

Após avanços na educação, Japaratinga superou as metas propostas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e se destacou no último resultado do IDEB, que avalia o desenvolvimento da educação básica no país. De acordo com o levantamento, Alagoas não só tem conseguido se erguer como também dar passos importantes na busca de uma Educação Pública de qualidade. Junto com outros regiões, o município deu um grande passo nos anos iniciais (1º ao 5º anos) e nos anos finais (6º ao 9º anos).