Política

Presidente do ICMbio é exonerado do cargo pelo governo federal

Exoneração foi publicada no Diário Oficial da União

Por 7Segundos 21/08/2020 14h02
Presidente do ICMbio é exonerado do cargo pelo governo federal
Presidente do ICMbio é exonerado do cargo pelo governo federal - Foto: Agência Brasil

O governo federal decidiu exonerar o coronel Giorge Cerqueira do cargo de presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). A exoneração foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (21).

O Ministério do Meio Ambiente divulgou uma nota sobre a exoneração agradecendo o empenho e dedicação de Giorge Cerqueira a frente do órgão ambiental. A portaria é assinada pelo ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República, Walter Souza Braga Netto. Não há indicação de um substituto para o cargo.

Cerqueira substituiu Adalberto Eberhard na presidência do ICMBio, que pediu demissão após o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciar que iria abrir processo administrativo disciplinar contra servidores do ICMBio que atuam na sede do instituto no município gaúcho de Mostardas.

ICMBio

O ICMBio é uma autarquia em regime especial, criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516. O instituto é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Cabe ao ICMBio executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as unidades de conservação instituídas pela União.