Geral

Afogamentos: Maragogi e Japaratinga recebem placas de prevenção

Material também foi instalado em Maceió

Por 7Segundos, com Assessoria 28/07/2020 14h02
Afogamentos: Maragogi e Japaratinga recebem placas de prevenção
Em dois idiomas, placas alertam quanto risco de afogamento, principalmente nas regiões de variação de maré. - Foto: Assessoria

Pensando na segurança de turistas, visitantes e moradores, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) instalou nesta semana placas de prevenção a afogamentos nas cidades de Maceió, Maragogi e Japaratinga. As três cidades são potencias turísticas. Com um recado de atenção, as placas sinalizam pontos de possível risco de afogamentos nas praias.

Em Maragogi foram instaladas sete placas, distribuídas entre as praias de Antunes, Barra Grande, Peroba, Praia da Bruna e Ponta de Mangue. Já em Japaratinga, receberam a sinalização as praias de Barreiras do Boqueirão e Japaratinga.  Em Maceió, as praias de Ponta Verde e Jatiúca receberam a sinalização.

Ao todo, 12 placas foram instaladas que alertam sobre o risco de afogamentos, feitas em português e inglês, com mensagem de alerta também quanto a variação de maré, que interfere na praia subindo ou baixando o nível do mar, o que pode trazer uma falsa sensação de segurança ao visitante que não conhece essas particularidades da região e se arriscaria em alto mar em meio a maré baixa.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), durante a última temporada de verão, entre os meses de outubro de 2019 e março de 2020, foram registradas 46 ocorrências de afogamentos. Já na região de Maragogi, que também engloba o município de Japaratinga, foram três registros neste mesmo período. A classificação da CBM também traz números de resgate de corpos na praia - o que não necessariamente tratam-se de vítimas fatais de afogamentos -, nesta categoria foram cinco ocorrências na capital e duas nas duas cidades citadas da região Norte.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, a instalação das placas é mais uma medida de segurança a todos os turistas, visitantes e moradores. “Apesar de nossas praias serem consideradas tranquilas, com mar calmo e ondas rasas, ainda existe o risco de afogamento em alguns pontos, além dos efeitos causados pela variação da maré que pode trazer risco a quem não conhece esse fenômeno natural, tão característico do nosso litoral. Por isso, é essencial alertamos a todos destes riscos, visando prevenir acidentes, principalmente nestas cidades que são nossos maiores polos turísticos e que certamente receberão um grande volume de turistas. Essa é mais uma medida de segurança que se junta a todo um protocolo que já vem sendo aplicado em todo o Estado, visando consolidar o Destino como um dos mais seguros nesta retomada da atividade turística prevista para este segundo semestre”, pontuou Rafael Brito.