Mundo

Covid-19: Alemanha vai fazer show com 4 mil pessoas para estudar transmissão

Os voluntários devem ter entre 18 e 50 anos e farão exames 48h antes do evento, só serão aceitos aqueles com teste negativo para o coronavírus

Por Metrópoles 22/07/2020 16h04
Covid-19: Alemanha vai fazer show com 4 mil pessoas para estudar transmissão
Evento será fechado e audiência usará máscaras e substância sanitizante que brilha nas mãos para verificar segurança da experiência - Foto: Pexels

A indústria de eventos foi uma das que mais sofreu com o distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus. Milhares de shows ao redor do mundo foram cancelados ou remarcados até que seja descoberta uma maneira de promovê-los sem colocar em risco a saúde da plateia.

Para tentar entender como o vírus se disseminaria em um show para 4 mil pessoas em local fechado, pesquisadores da Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg, na Alemanha, farão, no próximo dia 22 de agosto, um grande experimento.

A audiência usará máscaras e um sanitizante nas mãos que brilha no escuro para detectar as áreas mais tocadas durante o concerto. Cada participante terá também um colar com GPS para que os pesquisadores possam acompanhar sua trajetória dentro do espaço onde será realizado o espetáculo.

Os voluntários devem ter entre 18 e 50 anos e farão exames 48h antes do evento, só serão aceitos aqueles com teste negativo para o coronavírus.

Todos os participantes irão a três shows. O primeiro, será sem distanciamento social, como era feito antes da pandemia, e com apenas duas portas de entrada. No segundo, serão oito vias para entrar no estádio e alguns assentos estarão bloqueados para garantir espaço entre os voluntários. Já no terceiro, apenas 2 mil pessoas entrarão no local, e se sentarão a 1,5 m de distância uns dos outros.

Por enquanto, 878 pessoas se inscreveram para participar do experimento e assistir o show do cantor Tim Bendzko. Segundo os cientistas, as chances de contrair a Covid-19 durante este experimento são “muito pequenas”, mas existem. A Alemanha está entre os países que conseguiram controlar a epidemia do coronavírus.