Saúde

Reabertura: Cidades do norte passam para a fase laranja

Veja o que poderá abrir após publicação do decreto estadual

Por Marcos Filipe Sousa 14/07/2020 19h07
Reabertura: Cidades do norte passam para a fase laranja
Veja o que poderá abrir após publicação do decreto estadual - Foto: Reprodução

A queda de óbitos de Covid-19 nas cidades do norte de Alagoas fez o Governo do Estado decidir avançar na reabertura das atividades econômicas. Os detalhes foram dados em coletiva de imprensa na noite desta terça-feira (14).

As cidades desta parte do Estado apresentaram uma queda de 10 para quatro mortes no decorrer das semanas epidemiológicas e os casos ativos apresentam queda desde 21 de junho, e com isso saem da cor vermelha para laranja.

“Devemos preservar a vida onde ela está mais ameaçada e começar uma flexibilização onde os casos estão caindo” disse o governador Renan Filho (MDB).

Alexandre Ayres, secretário de Estado de Saúde explicou como se deu a decisão. “Nos debruçamos, acompanhamos e avaliamos e temos a segurança nas decisões tomadas. A gente entende a ansiedade de alguns setores econômicos, mas as pessoas precisam continuar colaborando, sair de máscara e somente quando necessário”.

O recado foi reforçado pelo governador. “O Estado não possui condições de voltar a normalidade até uma vacina, por isso a importância do distanciamento social e do uso de máscaras”.

As cidades de Barra de Santo Antônio, Maragogi, Japaratinga, Jacuípe, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, Porto Calvo, São Luís do Quintude, São Miguel dos Milagres, Matriz de Camaragibe, Jundiá e Campestre poderão reabrir:

- lojas ou estabelecimentos de rua com até 400 m² (quatrocentos metros quadrados);

- salões de beleza e barbearias com 50% da capacidade e atendimentos agendados;

- templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% de sua capacidade.