Saúde

Coronavírus: moradores de São Miguel dos Milagres denunciam falta de testes

Fato deixa a população temerosa com a situação

Por 7Segundos 10/07/2020 11h11
Coronavírus: moradores de São Miguel dos Milagres denunciam falta de testes
Coronavírus: moradores de São Miguel dos Milagres denunciam falta de testes - Foto: Reprodução / Instagram

Os moradores do município de São Miguel dos Milagres, no litoral Norte de Alagoas, estão denunciando falta de testes para detectar casos do novo coronavírus na cidade litorânea. O fato deixa a população temorosa com a situação. A Secretaria Municipal de Saúde reconheceu que não há testes o suficiente para todos, mas informou que adquiriu 100 novos testes que chegarão nesta sexta-feira (10).

De acordo com o Boletim Epidemiológico desta quinta-feira (9) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a cidade da Rota Ecológica conta com 111 casos confirmados do novo coronavírus, com três mortes confirmadas em decorrência da Covid-19, uma das mais taxas de letalidade do Estado. O município conta ainda com 26 casos suspeitos e 105 descartados.

Uma moradora - que preferiu manter o anonimato – contou a sua situação. “Ontem fez 14 dias que estou isolada. Na sexta-feira (2) fui ao posto de saúde, que é referência de síndromes gripais, e fui atendida pela médica, fui medicada, porém, só podia fazer o teste dia de quinta-feira. Ontem retornei porque tive dor de cabeça e diarreia, além da perda de olfato e paladar. Mas não pude fazer o teste porque falaram que não tem teste para todo mundo. Só cinco testes disponíveis para a população de Porto da Rua”, contou.

A moradora da cidade prosseguiu com o depoimento. “Assim como eu, mais pessoas reclamando na porta, pois, também tinham ido com sintomas e não conseguiram fazer o teste. Eles estão selecionando quem faz e quem não faz porque não tem teste disponível pra população. Acho uma falta de responsabilidade com a população, tenho pessoas da área de risco em casa, minha mãe faz 14 dias que não vem em casa, que afastamos ela e meu pai que é hipertenso. Fico com medo, mas até agora fica nessa incerteza se estou com o vírus ou não”, relatou.

A secretária municipal de Saúde, Valdenice da Silva, relatou a situação da cidade em relação aos testes. “A gente tem testes, mas em um momento acaba e faz pedidos e essa falta não é recorrente. Nenhum município tem condições de testar todos que apresentam sintomas. A prefeitura faz o máximo que pode”, disse. Ela contou também que para fazer o teste é necessário uma avaliação médica.

Valdenice da Silva continuou explicando. “A gente já testou muita gente. Todas as 111 pessoas que testaram positivo os exames foram feitos aqui na cidade, além disso, têm os casos descartados. O município já fez o pedido de mais testes ao Estado e adquirimos mais 100 que devem chegar hoje”, informou.