Geral

Hospital Regional do Norte é inaugurado em Porto Calvo

Unidade hospitalar vai beneficiar mais de 150 mil pessoas

Por Maurício Silva 06/07/2020 13h01
Hospital Regional do Norte é inaugurado em Porto Calvo
Hospital Regional do Norte é inaugurado em Porto Calvo - Foto: Assessoria

O Hospital Regional do Norte, localizado no município de Porto Calvo, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (6). A unidade hospitalar vai beneficiar mais de 150 mil pessoas. Devido à pandemia do novo coronavírus, o empreendimento teve sua abertura antecipada e atenderá, inicialmente, apenas pacientes com suspeita ou que testaram positivo para a Covid-19.

A solenidade foi liderada pelo governador Renan Filho (MDB), do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, e do prefeito David Pedrosa (MDB). A solenidade contou com a participação do deputado Sérgio Toledo e de outras autoridades. A unidade entra em funcionamento a partir desta terça-feira (7).

A unidade terá capacidade e para 123 leitos, a unidade hospitalar vai gerar mais de 500 empregos. Mas nesse momento, serão disponibilizados 60 leitos, 50 de enfermaria (clínicos) e 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para tratamento da Covid-19.

O governador Renan Filho disse que com esse novo hospital, a população se tornará mais exigente. "Sem dúvida a saúde publica de Alagoas viverá dois momentos: um momento antes da entrega deste parque hospitalar e um momento depois. Um momento novo em que as pessoas serão mais exigentes, que as pessoas vão cobrar melhores serviços em todas as áreas", frisou.

O prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa, fez agradecimentos. "Pra mim é a maior obra que a região Norte já recebeu. Só tenho que agradecer ao governador, ao secretário Alexandre Ayres, ao deputado Sérgio Toledo e dizer que a região Norte está feliz e o povo de Porto Calvo está feliz", disse.

Construído em uma área de 11.320 m², o novo hospital recebeu investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 30,7 milhões. Conforme o projeto elaborado pela equipe técnica da Superintendência de Atenção à Saúde (SUAS). Com isso, além de Porto Calvo, serão beneficiados os moradores de São Luís do Quitunde, Jacuípe, Jundiá, Matriz de Camaragibe, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Porto de Pedras e Maragogi.

Depois da pandemia, a unidade hospitalar passará a ser porta aberta e funcionará normalmente, com atendimentos de urgência e demais tipos de procedimentos, evitando, assim, que os moradores da região Norte se desloquem para Maceió em busca de assistência médica.