Geral

Maragogi é destaque no combate ao novo coronavírus em Alagoas

Uma das primeiras medidas tomadas foi a suspensão das aulas

Por 7Segundos, com Assessoria 02/06/2020 10h10
Maragogi é destaque no combate ao novo coronavírus em Alagoas
Prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, trabalha de forma coordenada na cidade - Foto: Assessoria

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Maragogi vem realizando uma série de medidas para a diminuição dos efeitos da doença na cidade do litoral Norte de Alagoas. Uma das primeiras medidas tomadas foi a suspensão das aulas na rede municipal de ensino e a proibição de eventos públicos e particulares com aglomeração de pessoas.

Para ajudar os maragogienses em situação de vulnerabilidade, houve a distribuição de cestas básicas e kits de merenda escolar para alunos da rede municipal de ensino. Para controlar o fluxo de pessoas na entrada da cidade, a prefeitura instalou barreiras sanitárias com profissionais da saúde com o intuito de conscientizar e monitorar a saúde de motoristas e pedestres.

A Vigilância Sanitária está realizando a sanitização dos prédios públicos, privados, feiras livres, ruas e unidades de saúde, como também estão distribuindo máscaras em pontos onde há maior movimentação de pessoas, além fiscalização e distribuição de águas nas filas dos bancos e casa lotérica. Lavatórios foram instalados em pontos estratégicos para a higienização básica dos munícipes.

Como médico e prefeito da cidade, Fernando Sérgio Lira Neto trabalha de forma coordenada para garantir um atendimento de ponta nas unidades de tratamento do município. Um dos principais destaques da saúde foi a instalação do Hospital de Campanha, o primeiro e único da região Norte de Alagoas. O local foi devidamente equipado e conta com profissionais capacitados para tratar exclusivamente pacientes que foram testados positivo para o novo coronavírus. A cidade segue o protocolo de atendimento da Covid-19 que está sendo oferecido em hospitais particulares.

Em busca de auxiliar o monitoramento dos casos suspeitos e confirmados do coronavírus, o sistema de saúde começou a utilizar um software desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As informações dos pacientes são cadastradas no momento em que são atendidos. Pensando na força de trabalho do município, a prefeitura também garante o pagamento em dia dos funcionários, sem precisar demitir servidores.

Por essas ações, Maragogi é modelo no enfrentamento ao vírus e outras gestões municipais estão entrando em contato para replicar o modelo de ações da nossa cidade. Pessoas de fora também estão vindo para Maragogi em busca desse tratamento eficaz. Maragogi segue na luta contra o vírus e investe cada vez mais em campanhas nas rádios, outdoors, carros de som e redes sociais, pois entende que a informação ainda é a melhor prevenção. O trabalho não para e a prefeitura continua avançando para garantir a saúde e o bem-estar de todos os maragogienses.